DESMISTIFICANDO O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO À GESTANTE: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Reuja Diany Santos Bastos Cirurgiã-Dentista pela União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME.
  • Bianca dos Santos Silva
  • Juliana Andrade Cardoso Mestre em Estomatologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Especialista em Estomatologia pela União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME.
  • Jener Gonçalves Farias Doutor em Estomatologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS.
  • Gleicy Gabriela Vitória Carneiro Spinola Falcão Mestre em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i2.272

Palavras-chave:

Gestantes, Odontologia, Saúde bucal

Resumo

A gestação constitui um processo biológico natural na vida da mulher. Todavia, neste período, ocorrem mudanças fisiológicas no organismo da gestante que refletem também na saúde oral. Estudos evidenciam a relação existente entre a condição de saúde da cavidade oral e a saúde geral do corpo, bem como as suas implicações no feto. Assim, destaca-se a importância do profissional de Odontologia na assistência durante a gestação. Entretanto, o atendimento odontológico às gestantes supõe de pré-requisitos para que sejam selecionados os agentes mais seguros. Deste modo, é necessária a formação de cirurgiões dentistas aptos a prestar atendimento diferenciado à gestante, incluindo ações preventivas e curativas, para que se promova a saúde bucal da mãe e, consequentemente, do bebê. Este artigo tem por objetivo revisar a literatura especializada e atualizada disponível sobre o tratamento odontológico durante a gravidez, desmistificando o atendimento às gestantes, de modo a possibilitar esclarecimentos para orientar as condutas clínicas baseadas em evidências científicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca dos Santos Silva
    Graduanda do Curso de Odontologia pela Faculdade Maria Milza - FAMAM.

Downloads

Publicado

2014-11-06

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

DESMISTIFICANDO O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO À GESTANTE: REVISÃO DE LITERATURA. (2014). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 5(2). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i2.272

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)