BIFOSFONATOS ASSOCIADOS À OSTEONECROSE DOS MAXILARES: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Autores

  • Jimmy Willy Nogueira Fontenele Graduado em Odontologia Pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI Pós-graduado em Endodontia pelo Instituto LatoSensu, Teresina, Piauí. Pós-graduado em Ortodontia pelo Instituto LatoSensu, Teresina, Piauí.
  • Alexandro Sousa Macedo Graduado em Odontologia Pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI Pós-graduado em Endodontia pelo Instituto LatoSensu, Teresina, Piauí.
  • Marlus da Silva Pedrosa Graduando em Odontologia, Faculdade Integral Diferencial – FACID DeVry Diretor de Pesquisa, Liga Acadêmica de Cirurgia e Patologia Oral – LACPO Professor, Centro Educacional Três Irmãs – CETI.
  • Marcus Barreto Vasconcelos
  • Maura Régia Lima Verde Moura Lopes Doutora em Ciências Odontológicas (Ortodontia), São Leopoldo Mandic Mestrado em Odontologia, São Leopoldo Mandic Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, ABO. Professora e Coordenadora, Pós-graduação em Ortodontia, Instituto LatoSensu, Teresina –PI.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i4.1495

Palavras-chave:

Odontologia, Osteonecrose, Osteonecrose da Arcada Ósseo dentária Associada a Bifosfonatos

Resumo

Introdução: Com a popularidade aumentada da terapia com bisfofonatos, é provável que cirurgiões-dentistas se deparem com pacientes fazendo uso destes medicamentos, sendo imprescindivel ponderar os riscos das condições orais e sistêmicas que envolvem o uso de bifosfonatos. Para tal, uma avaliação da literatura é necessária para compreensão desta condição, favorecendo um melhor tratamento ao paciente. Objetivo: Mapear, através de uma análise bibliométrica na base de dados Web of Science, os recentes avanços na produção cientifica internacional acerca da associação entre osteonecrose dos maxilares e bisfofonatos. Metodologia: Realizou-se um estudo bibliométrico na base de dados Web of ScienceTM a partir de artigos publicados entre 2003 a 2017, utilizando os termos de busca Osteonecrosis of Jaw AND Bisphophonates.  Não foram aplicados filtros de refinamento para áreas de conhecimento, países ou idiomas dos estudos. A análise bibliométrica foi conduzida utilizando o software HistCiteTM. Resultados e Discussão: Foram identificadas 1395 publicações na Principal Coleção da Web of ScienceTM.  Esses artigos foram publicados em 426 revistas diferentes indexadas e foram escritas por 5303 autores de 541 instituições em 26 países. A relação entre os artigos mostra que a temática é abordada de forma ampla e diversificada, apontando para uma gama de possibilidades da etiologia, prevenção e tratamento desta condição. Conclusão: A análise descritiva revelou um interesse crescente em pesquisas sobre osteonecrose dos maxilares induzida por bisfofonatos, bem como potencial para o desenvolvimento da área e contribuições para melhorar o entendimento sobre a etiologia, prevenção e tratamento desta condição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BIFOSFONATOS ASSOCIADOS À OSTEONECROSE DOS MAXILARES: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. (2017). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 8(4), 117-124. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i4.1495

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)