DOENÇA PERI-IMPLANTAR EM PACIENTE COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: RELATO DE CASO

Autores

  • Jamille Freitas de Andrade Neri
  • Roberta Santos Tunes
  • Maurício Andrade Barreto
  • Morbeck dos Santos Leal Jr.
  • Caroline Argolo Brito de Oliveira
  • Urbino da Rocha Tunes Editor Científico RBO, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i4.1133

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Peri-Implantite, Osseointegração

Resumo

A terapêutica com implantes dentários osseointegráveis tem sido utilizada em todo o mundo, entretanto, revela complicações biológicas, como as alterações peri-implantares que podem levar à perda dos mesmos.  Essas alterações podem ser classificadas em mucosite peri-implantar e peri-implantite. Existem múltiplos fatores associados com as alterações peri-implantares, dentre estes, o diabetes mellitus (DM). O DM é um grupo de alterações metabólicas, caracterizada pela hiperglicemia crônica resultante de defeitos na secreção ou ação da insulina, podendo ser DM tipo 1 ou DM tipo 2. Apresenta influência na saúde peri-implantar já que é responsável por aumento da inflamação, estresse oxidativo e apoptoses celulares com consequente retardo na cicatrização. A peri-implantite é a maior responsável pela perda de implantes dentários, por isso, conhecer a relação do DM no processo da doença é fundamental para criação de protocolos de prevenção, tratamento e manutenção da saúde peri-implantar. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente com obesidade e diabetes mellitus tipo 2, reabilitado com 4 implantes osseointegráveis em região posterior e bilateral de mandíbula nos anos de 2008/2009 que, após 5 anos, apresentou peri-implantite nas unidades reabilitadas com considerável perda óssea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamille Freitas de Andrade Neri

Cirurgiã-dentista, egressa da EBMSP, Salvador, Bahia, Brasil

Roberta Santos Tunes

Mestre e Doutora em Periodontia (USP-UNICAMP), Professora Adjunto EBMSP, Salvador, Bahia, Brasil.

Maurício Andrade Barreto

Mestre e Doutor em Implantodontia (UniSC), Professor Adjunto EBMSP, Salvador, Bahia, Brasil.

Morbeck dos Santos Leal Jr.

Especialista em Implantodontia (ABO/BA), Mestre em Odontologia (EBMSP), Professor Assistente EBMSP, Salvador, Bahia, Brasil.

Caroline Argolo Brito de Oliveira

Especialista e Mestre em Periodontia (EBMSP)

Urbino da Rocha Tunes, Editor Científico RBO, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Mestre em Odontologia, Doutor em Imunologia (UFBA), Professor Titular e Coordenador do Curso de Graduação e Mestrado em Odontologia EBMSP, Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

de Andrade Neri, J. F., Tunes, R. S., Barreto, M. A., Leal Jr., M. dos S., Brito de Oliveira, C. A., & Tunes, U. da R. (2016). DOENÇA PERI-IMPLANTAR EM PACIENTE COM DIABETES MELLITUS TIPO 2: RELATO DE CASO. Journal of Dentistry & Public Health (inactive / Archive Only), 7(4). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i4.1133

Edição

Seção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>