UTILIZAÇÃO DO SISTEMA PIEZOELÉTRICO EM CIRURGIAS BUCAIS: INDICAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS

Autores

  • Marcos Antônio Lima de Carvalho Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
  • Gabriel Marques Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
  • Guilherme dos Santos Trento Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Luis Eduardo Marques Padovan Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
  • Leandro Eduardo Klüppel Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1000

Palavras-chave:

Piezocirurgia, Cirurgia, Implantes dentários

Resumo

A ostectomia é uma manobra cirúrgica fundamental que pode afetar a reparação tecidual de modo a aumentar ou reduzir a morbidade do procedimento. O tipo de equipamento e/ou instrumental utilizado para a ostectomia pode influenciar diretamente no reparo ósseo. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica a respeito da utilização do sistema piezoelétrico em cirurgias orais e maxilofaciais, avaliando as suas indicações, vantagens e desvantagens. Para a elaboração desta revisão crítica da literatura foi realizada uma busca de artigos científicos no PUBMED até o ano de 2012. Segundo os critérios de inclusão e exclusão propostos pelos autores, foi encontrado um total de 28 artigos compatíveis com o objetivo do trabalho. Como conclusão, pode-se afirmar que o sistema piezelétrico tem demonstrado ser uma técnica cirúrgica muito promissora indicada para cirurgias orais, proporcionando osteotomias precisas, limpas e com mínimo de trauma para os tecidos moles. No entanto, há o desgaste acentuado das pontas ultrassônicas elevando o custo da utilização do sistema e aumentando o tempo em alguns procedimentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Antônio Lima de Carvalho, Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
    Dentista na Implant Health, Amazonas; mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, ILAPEO, Brasil.
  • Gabriel Marques, Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
    Dentista na Prefeitura Municipal de Itajaí, Santa Catarina. Mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico, ILAPEO, Brasil.
  • Guilherme dos Santos Trento, Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Doutorado em andamento em Ciências Odontológicas na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, São Paulo, Brasil.
  • Luis Eduardo Marques Padovan, Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
    Doutor em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
  • Leandro Eduardo Klüppel, Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico
    Doutor em Clínica Odontológica pela UNICAMP. Dentista no Hospital XV, Serviço de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA PIEZOELÉTRICO EM CIRURGIAS BUCAIS: INDICAÇÕES, VANTAGENS E DESVANTAGENS. (2017). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 8(1), 13-18. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v8i1.1000

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>