CARACTERIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES IDOSAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

Autores

  • Mércia Mendonça Oliveira Faculdade Independente do Nordeste
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade Independente do Nordeste
  • Bruna Silva de Oliveira Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v4i2.470

Palavras-chave:

Idoso, Violência, Maus-tratos

Resumo

(Objetivo) caracterizar a violência contra mulheres idosas no município de Vitória da Conquista/BA. (Metodologia) trata-se de uma pesquisa de ordem quantitativa exploratória, realizada na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher/DEAM de Vitória da Conquista/BA no período de janeiro de 2012 a outubro de 2014, sendo incluído como amostra do estudo todas as mulheres idosas vítimas de violência no tempo definido para a coleta de dados do projeto. (Resultados) constatou-se no presente estudo que a média de idade das idosas avaliadas foi 69,45(±7,98) anos e que houve uma maior frequência de idosas com estado civil de casada (34,0%), com nível de escolaridade referente a não alfabetizada (44,3%) e com renda de 01 salário mínimo (65,1%). Em relação ao tipo de violência verificou-se que houve uma maior distribuição de violência psicológica (50,0%) e física (25,5%). (Conclusão) sendo mais comuns as agressões realizadas por filhos (35,8%) e noras (34,9%). Com base nos resultados verificou-se que os principais tipos de violência sofridos pelos idosos foram a psicológica e física, sendo os filhos e noras os principais agressores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mércia Mendonça Oliveira, Faculdade Independente do Nordeste
    Graduada em Enfermagempela Faculdade Independente do Nordeste
  • Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade Independente do Nordeste
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde/UFRN, Estágio Pós-doutoral em Saúde Coletiva/UFBA/ISC. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Docente Titular da Faculdade Independente do Nordeste. E-mail: lucianauesb@yahoo.com.br.
  • Bruna Silva de Oliveira, Faculdade Independente do Nordeste
    Enfermeira graduada pela Faculdade Independente do Nordeste

Downloads

Publicado

08.03.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CARACTERIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES IDOSAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 4(2). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v4i2.470

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)