O SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL COMO ESPAÇO DOCENTE-ASSISTENCIAL SUSTENTÁVEL: UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO POSSÍVEL

Autores

  • Maria Tereza Baraúna da Costa

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Terapia Ocupacional, Clínica-Escola, Gestão em Serviços

Resumo

A questão da sustentabilidade tem sido bastante discutida na atualidade, devido a preocupação crescente em descobrir formas de promover o crescimento das empresas sem destruir o meio ambiente. Portanto, o objetivo desse trabalho é relatar a minha experiência na gestão de uma Clínica-Escola de Terapia Ocupacional no período de 2010 a 2011. Foram realizadas reuniões com os profissionais do setor para o planejamento das ações buscando incorporar o conceito de sustentabilidade alinhado com os valores e missão da instituição e com os gestores das clinicas de Fisioterapia e Psicologia para a promoção da integração entre as clínicas. No decorrer do processo muitas dificuldades foram encontradas para o desenvolvimento da assistência ao usuário do serviço, dentre elas o não oferecimento do curso de graduação de Terapia Ocupacional e a dificuldade na captação e retenção desses profissionais. No entanto houve avanços na implementação de estratégias para o desenvolvimento sustentável tais como a requalificação dos processos do serviço, a redução do consumo de insumos, a diminuição do custo das atividades e a incorporação de duas equipes multidisciplinares. Concluindo, essa perspectiva possibilitou uma reestruturação que foi além do econômico, uma reestruturação cultural, política e tecnológica, no entanto é necessário que novos processos sejam incorporados na organização o que demanda mudanças nos modelos mentais e de gestão.

Biografia do Autor

  • Maria Tereza Baraúna da Costa
    Terapeuta Ocupacional, com formação em Hemiplegia do Adulto Baseado no Conceito Neuroevolutivo, especialista em Educação Psicomotora, mestranda em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB.

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