O BRINCAR DA CRIANÇA COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Andrea Ruzzi-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Marina Ferreira Aleixo de Paula UFTM
  • Paulo Estevão Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Aprendizagem, Recreação, Terapia ocupacional

Resumo

O desenvolvimento infantil é influenciado por vários fatores que podem influenciar as diversas áreas de ocupação. A aprendizagem, compreendida na área de ocupação educação de acordo com a Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: domínios e processos, quando se apresenta com alguma dificuldade pode influenciar negativamente o desenvolvimento da criança. Este estudo teve como objetivo analisar o brincar da criança com dificuldade de aprendizagem no contexto escolar. Pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados durante o brincar da criança, em uma escola estadual de ensino fundamental do interior de Minas Gerais, utilizando o Teste de Entretenimento Adaptado. A amostra constituiu-se de cinco crianças de oito a dez anos que apresentavam dificuldade de aprendizagem. A análise de dados foi realizada pelo método de análise categorial de Flick, agrupadas em 15 categorias e subdivididos em outras três categorias propostas pelo teste: motivação intrínseca, controle interno e liberdade de suspender a realidade. Por meio da observação do brincar puderam ser observadas algumas dificuldades apresentadas pelas crianças. Conclui-se que a dificuldade de aprendizagem influencia negativamente o desenvolvimento infantil; que há necessidade de profissionais da área da saúde e educação, capacitados para avaliação e estimulação do brincar da criança, serem inseridos no contexto escolar, pois é de fundamental importância que o desenvolvimento global seja estimulado.

Biografia do Autor

  • Andrea Ruzzi-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestre em Ciências Médicas pela FMRP-USP (2007) e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Doutoranda do Programa em Saúde na Comunidade da FMRP-USP. Professora Assistente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atuando no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; e dependência química e sexualidade.
  • Marina Ferreira Aleixo de Paula, UFTM
    Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2011).
  • Paulo Estevão Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba
    Professor do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG. Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos.

    Professor do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba – MG. Mestre em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2013-11-01

Edição

Seção

Artigos