Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária: contribuições da Psicologia Social Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3256

Palavras-chave:

Psicologia Social Comunitária. Participação. Ruralidades. Povos tradicionais. Universidade.

Resumo

OBJETIVO: Este trabalho é um relato de experiência que tem como objetivo apresentar o processo de organização da 2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA), ocorrida na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a qual foi construída seguindo os princípios da Educação Popular e da Psicologia Social Comunitária, e que visou constituir-se como espaço de discussão de temas afetos à questão agrária e à transformação social, possibilitar a inserção das populações tradicionais e dos movimentos sociais na universidade e propiciar a aproximação entre o saber tradicional e o conhecimento científico. CASUÍSTICA: A abordagem teórico-metodológica adotada para a condução organizativa e a realização da JURA permitiu a construção de um espaço que fomentou a participação em condições igualitárias e dialógicas entre os membros da comunidade acadêmica e os participantes de movimentos sociais, os quais compuseram a comissão de organização do evento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se pela validade de se aplicar os princípios e metodologias da Educação Popular e da Psicologia Social Comunitária aos processos de construção de atividades na academia, haja vista que estes possibilitaram potencializar o diálogo e o fortalecimento coletivo em torno dos objetivos do evento, em um processo que se configurou como educativo e emancipatório.

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Biografia do Autor

  • Gislayne Cristina Figueiredo, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

    Professora de psicologia social/psicologia comunitária do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFMT, campus Cuiabá.

  • Mírian Toshiko Sewo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
    Professora de psicologia social comunitária do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFMT, campus Cuiabá.
  • Rosa Lúcia Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
    Professora de enfermagem do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da UFMT, campus Cuiabá.
  • Amailson Sandro de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
    Professor de psicologia social comunitária do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação da UFMT, campus Cuiabá.

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Publicado

25.03.2021

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária: contribuições da Psicologia Social Comunitária. (2021). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(1), 128-140. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3256

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