O acolhimento ao cuidador de crianças internadas

Autores

  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajai-Univali
  • Márcia Aparecida Miranda de Oliveira Docente do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina.
  • Rafaela Regina Oechsler da Costa Docente do Curso de Nutrição, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina.
  • Bernardo Portela Acadêmico do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina.
  • Ellen de Souza Azeredo Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí.
  • Letícia Corrêa Ferreira Acadêmica do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2394

Palavras-chave:

Humanização. Educação em saúde. Cuidadores.

Resumo

A presença dos cuidadores/familiares no hospital é reconhecida como um fator que potencializa a melhora do paciente. Este artigo objetiva conhecer as percepções dos cuidadores de crianças internadas sobre as atividades desenvolvidas pelo  projeto de extensão Educar e Humanizar em saúde. A metodologia adotada foi qualitativa na perspectiva da concepção freiriana de educação. O Círculo de Cultura foi formado pelos cuidadores das crianças internadas e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Estas avaliações foram abordadas categoricamente da seguinte maneira: O acolhimento ao cuidador; compartilhando vivências, a troca de saberes; e tirando o foco da doença, conversas que modificam. O processo de hospitalização revela sentimentos de angústia, solidão, tristeza e expectativas. As estratégias utilizadas pelos alunos trouxeram resultados positivos como diminuição dessas tensões onde eles relatam sentimentos de alívio, confiança, motivação e descontração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajai-Univali
    Docente do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Saúde, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí

Downloads

Publicado

12.07.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Chesani, F. H., Oliveira, M. A. M. de, Costa, R. R. O. da, Portela, B., Azeredo, E. de S., & Ferreira, L. C. (2019). O acolhimento ao cuidador de crianças internadas. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 217-228. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2394

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>