Aprendizagem dos adolescentes sobre cuidado de si mesmos: o retorno aos ensinamentos parentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2390

Palavras-chave:

Adolescente. Família. Paternidade. Relações familiares.

Resumo

Introdução: Pesquisa realizada com adolescentes em que o cuidado de si mesmo é identificado como uma construção nas relações parentais. Objetivo: Analisar a aprendizagem  de cuidado de si mesmo num grupo de adolescentes e a maneira em que hospedam as orientações parentais em suas vidas cotidianas. Metodologia: qualitativo-etnográfico; as técnicas de coleta de dados foram por meio de grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Os participantes eram adolescentes com idades entre 16 e 19 anos. Resultados: para os adolescentes o ensinado pelos pais está enquadrado nas normas e pautas para evitar os enganos na tomada de decisões; considerar e aceitar estes ensinos, é caminhar para o próprio conhecimento de si mesmos. Discussão: As relações parentais estão condicionadas pelo poder e controle que os pais exercem sobre seus filhos através da regulação da norma, sendo um aspecto de fixação e tensão para os adolescentes. Viver a experiência de ser adolescente, de reconhecer o erro, é o que os define como sujeitos e recreia possibilidades para tomar decisões e atuar em frente às circunstâncias quotidianas. Considerações finais: Os adolescentes aprendem através de suas próprias experiências a cuidar de si mesmos. Os ensinos recebidos pelos pais formam seu sistema de valores, o qual é resignificado por meio da conduta que promovem na cada experiência vivida; esta resignificación contribui novas formas de pensar e atuar, definindo sua identidade e a maneira como assumem sua vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana María Ramírez Barrientos, Universidad de Antioquia

    Magister en terapia familiar y de pareja. Especialista en cuidado de enfermería al niño en estado crítico de salud, enfermera y docente de la Facultad de Enfermería Universidad de Antioquia.

     

Publicado

22.07.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aprendizagem dos adolescentes sobre cuidado de si mesmos: o retorno aos ensinamentos parentais. (2019). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 179-191. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2390

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>