Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a perspectiva da Gestalt Terapia

Autores

  • Camila Maffioleti Cavaler Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Amanda Castro Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1855

Palavras-chave:

Ansiedade, TAG, Awareness, Aqui e Agora

Resumo

A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, contudo sob condições excessivas pode atingir um nível patológico e trazer prejuízos ao bem estar dos indivíduos. O presente artigo é uma revisão narrativa do transtorno de ansiedade generalizada – TAG – compreendido à partir da escola psicológica Gestalt- terapia de Frederick Perls. O estudo concentrou-se em identificar a patologia, analisar sua etiologia e conhecer os indicadores de tratamento medicamentoso. Na perspectiva da Gestalt indivíduos ansiosos que tentam controlar a natureza reguladora a sua volta, não conseguem viver a vida de forma espontânea, pois estão preocupados com possíveis acontecimentos futuros.  Quanto menos perceptivo de si próprio é o indivíduo, maior será seu empenho em se manter no controle das situações. Viver no presente é por si só um ato terapêutico. O princípio da hierarquia das necessidades está constantemente operando em todos os indivíduos, para que a situação mais importante venha emergir, basta que o indivíduo esteja consciente da experiência de si mesma o tempo todo, sem tentar controlá-la.  Compreender o TAG possibilita ao terapeuta auxiliar seu paciente a sair de um ciclo vicioso disfuncional de quebra no ciclo de contato.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Castro, Universidade do Extremo Sul Catarinense
    Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Saúde e desenvolvimento psicológico, Linha de pesquisa: Representações e práticas sociais relativas à saúde. Mestre em Psicologia. Psicodramatista formada pela escola Viver Psicologia Psicodrama. Especialista em Psicodrama pelo Centro Universitário Amparense - Unifia. Em formação Nível II e III em Psicodrama. Especialista em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do LACCOS - Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Membro do Nupac-ST - Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc e no curso de formação em Práticas de grupo e Especialização em Psicodrama na Escola Viver Psicologia: psicodrama. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e processos grupais. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais.

Downloads

Publicado

30.07.2018

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a perspectiva da Gestalt Terapia. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 313-321. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1855