Concepções de psicólogas/os dos CRAS de Salvador sobre demanda escolar

Autores

  • Thais Fontes Andrade Universidad de la Empresa
  • Marilda Castelar Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Liliane Alves da Luz Teles Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.3037

Palavras-chave:

Educação. Psicologia. Assistência Social. Fracasso Escolar.

Resumo

O artigo foca nas concepções de psicólogas/os dos Centros de Referência em Assistência Social de Salvador - Ba que recebem demandas escolares.  O estudo faz parte de uma ampla pesquisa de Viégas (2013; 2014; 2016) que identificou a insuficiência de psicólogas/os atuando no campo da educação e encaminhamentos dirigidos a outros serviços públicos que dispõem de atendimento psicológico. O estudo utilizou o método qualitativo, entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de psicologia que atuam nos CRAS. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas através da articulação de seus conteúdos com os estudos da educação e a construção do espaço das/os psicólogas/os na assistência social considerando as questões envolvidas nessa política pública. Os resultados apontam a necessidade de ampliação das concepções/visões dos profissionais, da construção de novas referências técnicas e o desenvolvimento de ideias, políticas e estratégias para atuação frente a essas demandas. Tais mudanças nas concepções podem promover melhorias nas suas práticas no atendimento de queixas encaminhadas pelas escolas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Fontes Andrade, Universidad de la Empresa
    Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa(UY). Possui Curso de Formação em Psicoterapia Infanto-juvenil. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Participante do Grupo de Pesquisa: Psicologia, Diversidade e Saúde e da linha de Pesquisa Memória, Cultura e Subjetividade. Participa também do grupo de estudo sobre relações raciais. Esteve inserida no grupo de pesquisa ?EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da pedagogia, da psicologia e da filosofia e participou da pesquisa interinstitucional: ?Atuação das(os) Psicólogas(os) nos Serviços Públicos de Assistência Social e Saúde frente à Demanda Escolar na Bahia: Concepções, Praticas e Inovações?. Bolsista FAPESB duas vezes, primeiramente com o projeto: "Atuação dos Psicólogos em CAPS frente as demandas escolares" e depois com o projeto: O trabalho das/o psicologas/os nos serviços públicos de assistência social (CRAS) na Bahia, diante das questões oriundas do sistema educacional. Psicóloga clinica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e no Espaço Devir. Realiza estudos na área das relações racias, da psicologia clinica, social e da educação.
  • Marilda Castelar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Psicologia pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em Políticas Públicas, tendo atuado na Prefeitura Municipal de Campinas durante 14 anos. Atua como Professora Adjunta no Curso de Psicologia, desde 2003 e no Mestrado em Tecnologias em Saúde, desde 2012 e no Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, na EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência na área de Psicologia clínica, social e em Pesquisa com ênfase nos temas: políticas públicas de saúde, inclusão social, memória da psicologia, psicologia social, gênero, saúde mental, relações etnico-raciais, saúde da população negra e direitos humanos. 
  • Liliane Alves da Luz Teles, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Psicóloga, Doutora em Educação pela UFBA -Universidade Federal da Bahia

    Professora Assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Publicado

30.07.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Concepções de psicólogas/os dos CRAS de Salvador sobre demanda escolar. (2020). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(2), 212-221. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.3037

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>