A revelação do diagnóstico de HIV/Aids e seus impactos psicossociais

Autores

  • Ângelo Souza Lobo Hospital Geral Roberto Santos
  • Maria Alice Ferreira Leal

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.2833

Palavras-chave:

Adesão ao tratamento. Aspectos neurocognitivos. Comunicação de más notícias. Protocolo Spikes. Revelação do diagnóstico HIV/Aids.

Resumo

INTRODUÇÃO: A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é a apresentação clínica de deficiência imunológica ocasionada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A revelação deste diagnóstico é uma comunicação que afeta profundamente a vida das pessoas envolvidas tanto profissionais quanto pacientes. OBJETIVO: Este estudo tem o objetivo de analisar a revelação do diagnóstico de HIV/Aids, considerando seus impactos psicossociais, afetivos e neurocognitivos. MÉTODOS: Para compreender o processo comunicacional foram utilizados estudos de saúde coletiva e os impactos psicológicos, foram analisados à luz dos conceitos psicanalíticos de Donald Winnicott. A metodologia é de caráter exploratório e descritivo, com abordagem mista e predomínio qualitativo. Os instrumentos de coleta dos dados foram: prontuário do paciente; entrevista semiestruturada, que cotejou etapas do Protocolo SPIKES; o Mini Exame do Estado Mental e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão. Foi realizada a análise de conteúdo em dez entrevistas, referenciada em Laurence Bardin. RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados mostraram que a comunicação do diagnóstico apresentou diversos impactos psicossociais nos sujeitos e o acolhimento balizado pelos princípios do protocolo SPIKES demonstrou ser um excelente alicerce para a comunicação diagnóstica, principalmente, quando associado a arranjos ambientais suficientemente bons, tais como apoio familiar e acesso à informação, promovendo assim, maior adesão ao tratamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângelo Souza Lobo, Hospital Geral Roberto Santos

    Psicólogo assistencial, com formação pela Universidade federal da Bahia, especialista em saúde pública pela FFCLC e especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Neurologia do HGRS.

     

    https://orcid.org/0000-0002-8849-2016 

Downloads

Publicado

28.07.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A revelação do diagnóstico de HIV/Aids e seus impactos psicossociais. (2020). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(2), 174-189. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.2833

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>