A práxis do psicólogo no contexto da assistência social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.2798

Palavras-chave:

Prática profissional. Psicologia Social. Assistência Social.

Resumo

A Assistência Social surge como um campo de trabalho interdisciplinar executado principalmente por equipes multidisciplinares em que o papel da Psicologia se destaca. Este artigo busca refletir sobre a atuação do psicólogo no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram nove psicólogos que trabalham nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de dois municípios do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e sua análise norteada pela análise de conteúdo de Bardin (2004). Emergiram quatro categorias de análise: atuação do psicólogo na assistência social, percepção dos profissionais sobre os usuários, percepção dos profissionais sobre o trabalho, atravessamentos no trabalho. Os resultados apontam que a prática dos profissionais ainda é permeada pela visão da clínica tradicional, hegemônica na formação dos psicólogos. Contudo, muitos deles refletem criticamente diante de seu trabalho, compreendendo que é preciso construir espaços para pensar além e modificar suas práticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nívia Arlete Souza Duarte, Escola de Saúde Pública/RS

    Psicóloga graduada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

    Residente em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública/RS

  • Silvia Virginia Coutinho Areosa, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

27.07.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A práxis do psicólogo no contexto da assistência social. (2020). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(2), 150-161. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.2798

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>