Desafios e potencialidades de programas de reorientação da formação em saúde

Autores

  • Bibiana Arantes Moraes Universidade Federal de Goiás
  • Nilce Maria da Silva Campos Costa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2400

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa. Ensino superior. Recursos humanos em saúde.

Resumo

A formação em saúde no Brasil é norteada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e amparada pelos programas de reorientação da formação. Este trabalho objetivou identificar os desafios e potencialidades no processo de implementação dos programas Pró-Saúde e PET-Saúde em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Brasil. Foi realizado uma pesquisa social exploratória estratégica de abordagem qualitativa. Participaram deste estudo os cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia e, suas respectivas coordenadoras de curso de uma IES pública da região Centro-Oeste do Brasil. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática. A partir da análise surgiram duas categorias, desafios e potencialidades do processo de implementação de programas de reorientação da formação em saúde. Os resultados mostraram a necessidade de avançar no quesito articulação ensino/serviço/áreas de conhecimento e formação docente, mas em contrapartida foi positivo o apoio institucional, a boa relação professor/aluno, as possibilidades para melhorar a formação docente, entre outras características. Conclui-se que estes aspectos coexistem durante a implementação e desenvolvimento de programas que buscam pela reforma curricular e melhora na formação em saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bibiana Arantes Moraes, Universidade Federal de Goiás
    Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Nutrição esportiva pela Faculdade Integrada - AVM. Graduação em Nutrição pela Universidade de Rio Verde (UNIRV). Tem experiência na docência universitária em Saúde Coletiva e Nutrição em saúde pública, alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, docência universitária, formação em saúde e ensino na saúde.
  • Nilce Maria da Silva Campos Costa, Universidade Federal de Goiás
    Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1996) e Doutorado em Educação (Pontículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora Titular da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Docente do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFG. Tem vivenciado as áreas de nutrição e educação, atuando principalmente na linha de pesquisa em Ensino na saúde, com os aspectos avaliação curricular, formação e atuação do nutricionista e docência no ensino superior em saúde. Diretora da Faculdade de Nutrição da UFG de 1997 a 2001 e de 2005 a 2009.

Publicado

22.07.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desafios e potencialidades de programas de reorientação da formação em saúde. (2019). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 229-239. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2400

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>