AUTOESTIMA, AUTOIMAGEM E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE PSICOLOGIA

Autores

  • Helena Serafim de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i3.1565

Palavras-chave:

estudante universitário, psicologia, identidade, autoestima, autoimagem

Resumo

Esta pesquisa objetivou identificar as possíveis transformações percebidas por estudantes de Psicologia ao longo do curso e o impacto destas na autoestima e na autoimagem. Com um desenho híbrido, realizou-se inicialmente um estudo-piloto de corte transversal analítico, no qual foram encaminhados questionários semiestruturados a 235 estudantes de psicologia de uma instituição sem fins lucrativos da Bahia, por e-mail. Os resultados identificaram um perfil sócio demográfico consonante com a literatura, sendo a maioria de mulheres, entre 16 e 21 anos de idade, heterossexual e autodenominada parda. Na amostra, 73,81% afirmaram melhora na autoestima. Num segundo momento, realizou-se um estudo complementar qualitativo, no qual, através de entrevistas individuais com alunos do último ano, verificou-se que a maioria afirmava percepção de mudança positiva na autoestima e na autoimagem, relacionando-as à experiência do curso de Psicologia. Houve também relatos de amadurecimento pessoal e empoderamento na realização das atividades práticas propostas nas diferentes áreas de estágio curricular, além da formação de identidades profissionais a partir dessas experiências e do curso de graduação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Serafim de Vasconcelos
    Mestranda em Medicina e Saúde Humana. Psicóloga clínica/ambulatorial pelo Instituto de Oncologia da Bahia, Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

24.08.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AUTOESTIMA, AUTOIMAGEM E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE PSICOLOGIA. (2017). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(3), 195-206. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i3.1565

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>