Índices de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de enfermagem e medicina do Acre

Mathews Barbosa Santiago, Odete Silva Braga, Polyanna Rodrigues da Silva, Vinicius Matheus Ritter Capelli, Ruth Silva Lima da Costa

Resumo


INTRODUÇÃO: Atualmente existe uma grande preocupação da sociedade, quanto ao aumento do número de estudantes com sintomas de depressão, ansiedade e estresse, principalmente dentro das universidades, devido a vários fatores e dentre eles destacam-se a sobrecarga de estudos e a necessidade de adoção de um novo estilo de vida. OBJETIVOS: O presente artigo buscou evidenciar índices de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes dos cursos de enfermagem e medicina de um centro universitário do Acre. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, desenvolvido junto a 80 alunos dos cursos de medicina e enfermagem. RESULTADOS: A maioria dos estudantes pertenciam ao sexo feminino, eram solteiros, procedentes do Acre, residiam com outras pessoas, nunca tinham realizado psicoterapia e nem tratamento psiquiátrico. Também não faziam uso de medicamentos para melhorar o desempenho acadêmico. Quanto as médias de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre os acadêmicos avaliados, os do curso de enfermagem apresentaram a maior média de sintomas de depressão e ansiedade e os do curso de medicina mais sintomas de estresse. Quando comparados por semestres, os estudantes do primeiro semestre de enfermagem apresentaram mais sintomas depressão e ansiedade e os do oitavo semestre de medicina, apresentaram mais estresse. CONCLUSÃO: A saúde mental dos estudantes pode encontra-se em risco, o que evidencia a necessidade de implementação de um projeto político-pedagógico pela instituição de ensino, voltado para essa temática, apresentando estratégias para o enfrentamento dessa realidade, que vise o bem-estar dessa população.


Palavras-chave


Saúde Mental. Estresse psicológico. Ansiedade. Depressão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i1.3374

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Revista Psicologia, Diversidade e Saúde | ISSN: 2317-3394

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