QUEIXA ESCOLAR E GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PRONTUÁRIOS DE UM CAPSi DE SALVADOR-BA

Autores

  • Klessyo do Espirito Santo do Espirito Santo Freire Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0001-5189-1278
  • Beatriz Ribeiro Cortez Cardozo Barata de Almeida Hessel Faculdade Social da Bahia
  • Tito Carvalhal Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i4.1658

Palavras-chave:

serviços de saúde mental, educação, fracasso escolar, gênero, medicalização

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis relações entre a queixa escolar e a construção de gênero em prontuários em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de Salvador- BA. Ele partiu de pesquisa de mestrado que objetivou analisar como essas queixas eram entendidas e atendidas nesse serviço. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando como recursos metodológicos análise de prontuários, observação participante e entrevista com profissionais. Aqui serão apresentados os resultados relativo à análise de prontuários, com um recorte para as questões de construção de gênero. Como resultado, foi encontrado que os meninos representaram maior parte dos encaminhamentos (71%). Proporcionalmente, as meninas apresentaram mais relatos de situações de humilhação na escola e também descrições que indicaram um alto grau de sofrimento psíquico. Os dados revelam uma forte influência de padrões existentes na construção de gênero subjacentes a esses encaminhamentos. Por fim, conclui-se com a necessidade de se discutir mais temática de relações étnicos raciais, de gênero e classe social com profissionais das políticas públicas de educação e saúde.

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Biografia do Autor

  • Klessyo do Espirito Santo do Espirito Santo Freire, Universidade Federal da Bahia
    Psicólogo pela Faculdade Ruy Barbosa, Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia, integrante do Fórum Sobre a Medidalização da Educação e da Sociedade e professor orientador de trabalho de conclusão de curso na Iniciativa do MEC/UFBA Educação, Pobreza e Desigualdade Social
  • Beatriz Ribeiro Cortez Cardozo Barata de Almeida Hessel, Faculdade Social da Bahia
    Graduanda em Psicologia pela Faculdade Social da Bahia
  • Tito Carvalhal, Universidade Federal da Bahia
    Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia e integrante do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

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Publicado

30.11.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

QUEIXA ESCOLAR E GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PRONTUÁRIOS DE UM CAPSi DE SALVADOR-BA. (2017). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(4), 235-246. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i4.1658

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