REANATOMIZAÇÃO DENTAL COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO

Autores

  • Stephanie dias Rivera Rodriguez Cirurgiã-dentista, Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Salvador, Bahia, Brasil.
  • Saryta Argolo Mestre, Professora do Curso de Odontologia da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
  • Andrea Nóbrega Cavalcanti Mestre e Doutora, Professora adjunta do Curso de Odontologia (EBMSP) e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i3.565

Palavras-chave:

Dente Canino, Estética Dentária, Materiais Dentários.

Resumo

Objetivo: apresentar um caso clínico em que optou-se, como plano de tratamento, pelo clareamento dental seguido da confecção de semi-faceta em resina composta dos caninos superiores a fim de devolver a anatomia dental. Descrição do caso: Paciente do sexo masculino, com histórico de bruxismo infantil, onde foram perdidas as características anatômicas dos caninos superiores, mostrava-se insatisfeito com a aparência estética do seu sorriso. A resolução estética deste caso baseou-se no emprego do clareamento dental e da técnica direta, com a utilização de resina composta, para a obtenção de um sorriso harmônico, observando-se o protocolo correto baseado nas últimas evidências apresentadas na literatura, sendo que o resultado atendeu as expectativas estéticas do paciente. Conclusão: As restaurações diretas em resina composta são excelentes para a reanatomização de dentes anteriores, reabilitando e reproduzindo a forma, tamanho e cor dos dentes. Dente canino; Estética dentária; Materiais dentários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Saryta Argolo, Mestre, Professora do Curso de Odontologia da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR)
    Departamento de Odontologia Restauradora (Dentística).
  • Andrea Nóbrega Cavalcanti, Mestre e Doutora, Professora adjunta do Curso de Odontologia (EBMSP) e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.
    Departamento de Odontologia Restauradora (Dentística).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Edição

Seção

Casos Clínicos

Como Citar

REANATOMIZAÇÃO DENTAL COM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO. (2015). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 5(3). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i3.565

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)