AUMENTO GENGIVAL INFLUENCIADO POR DROGAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Tallita Evellyn Braga Mendes UNIME
  • Lennon Barreto Cerqueira UNIME
  • Maria Cecília Fonsêca Azoubel

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i1.300

Palavras-chave:

Hipertrofia, Hiperplasia, Gengival, Medicamento

Resumo

O aumento gengival influenciado por drogas é caracterizado pelo crescimento excessivo do tecido gengival circunjacente à região das papilas interdentais. Somente nos casos mais graves é capaz de recobrir os elementos dentários e interferir na nutrição do indivíduo. Os principais fármacos associados a este tipo de alteração são: nifedipina, ciclosporina e fenitoína. As consultas de caráter preventivo são fundamentais para os indivíduos que apresentam risco de desenvolver esta alteração gengival, bem como o diagnóstico precoce, e ambos podem melhorar consideravelmente o prognóstico do paciente. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre o aumento gengival influenciado por drogas, enfatizando os principais fármacos que podem ocasioná-lo, bem como os tratamentos indicados para este tipo de alteração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tallita Evellyn Braga Mendes, UNIME

    Graduanda do curso de Odontologia da Faculdade UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura)

  • Lennon Barreto Cerqueira, UNIME

    Graduando do curso de Odontologia da Faculdade UNIME (União Metropolitana de Educação e Cultura)

  • Maria Cecília Fonsêca Azoubel
    Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), Especialista em Periodontia (ABO-BA), Mestre em Farmacologia Clínica e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da UFC-CE. Exerce atividade docente como Professora Adjunta do Curso de Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é Professora dos Cursos de Especialização em Periodontia da ABO-BA (desde 2000) e dos Cursos de Mestrado em Odontologia, Especialização e Aperfeiçoamento em Periodontia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (desde a implantação do curso - 2007). Atualmente ainda ensina no curso de Odontologia da UNIME e coordena o Curso de Atualização em Farmacologia da ABO-BA. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando também em clínica privada. Sua principal linha de pesquisa está centrada no uso de fármacos em Periodontia.

Downloads

Publicado

2014-05-24

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

AUMENTO GENGIVAL INFLUENCIADO POR DROGAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. (2014). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 5(1). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v5i1.300

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)