Aplicabilidade do digital smile design em reabilitações estéticas: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v11i2.2942

Palavras-chave:

Fotografia dentária. Odontologia estética. Protocolos de tratamento.

Resumo

OBJETIVO: revisar a literatura sobre o protocolo de planejamento e diagnóstico digital conhecido como “Digital Smile Design”, destacando suas principais vantagens no tocante a reabilitações estéticas em odontologia restauradora. MATERIAL E MÉTODO: foi realizada busca nas bases de dados da Pubmed, Scielo e Bireme, de 60 artigos, utilizando os termos de busca Dental photography cosmetic dentistry, treatment protocols. Os critérios de inclusão foram: Estudos in vivo, revisões sistemáticas e metanálise, literatura que aborda variáveis em estudo, idioma em português e inglês e artigos publicados no período de 1990 a 2020. Os critérios de exclusão foram: carta ao editor, revisão de literatura e caso clínico. RESULTADOS: o DSD é uma ferramenta de planejamento de tratamento utilizada em odontologia estética interdisciplinar para fortalecer a visão diagnóstica, melhorar a comunicação entre especialistas e a orientação do paciente. O design do sorriso se refere aos muitos princípios científicos e artísticos que, coletivamente, podem criar um belo sorriso. Esses princípios são estabelecidos por meio de dados coletados dos pacientes como modelos diagnósticos, anamnese e medida de proporções faciais. Por sua vez, a composição estética do sorriso depende de muitos pontos de referência e parâmetros anatômicos para a formação de um conjunto harmônico e belo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o DSD é uma ferramenta importante para uso em reabilitações estéticas em odontologia restauradora, uma vez que é um instrumento facilitador do diagnóstico, melhora a comunicação entre a equipe multidisciplinar e auxilia na orientação e motivação do paciente, aumentando a previsibilidade dos tratamentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natália Rivoli Rossi, Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP
    Mestranda em Prótese Dentária, Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Instituto de Ciência e Tecnologia, UNESP – São José dos Campos, São Paulo, Brasil.
  • Juliana de Freitas Gouveia Silva, Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP
    2- Graduanda em Odontológia, Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Instituto de Ciência e Tecnologia, UNESP – São José dos Campos, São Paulo, Brasil.
  • Murilo Rocha Rodrigues, Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP
    Mestrando em Prótese Dentária, Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Instituto de Ciência e Tecnologia, UNESP – São José dos Campos, São Paulo, Brasil.
  • Elisa Camargo Kukulka, Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP
    Mestranda em Prótese Dentária, Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Instituto de Ciência e Tecnologia, UNESP – São José dos Campos, São Paulo, Brasil.
  • Manassés Tercio Vieira Grangeiro, Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP
    Doutorando em Prótese Dentária, Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Instituto de Ciência e Tecnologia, UNESP – São José dos Campos, São Paulo, Brasil.
  • Tarcisio José de Arruda Paes Junior, Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos - UNESP
    Professor associado do curso de Odontologia, Departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, Instituto de Ciência e Tecnologia, UNESP – São José dos Campos, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-14

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Aplicabilidade do digital smile design em reabilitações estéticas: revisão de literatura. (2020). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 11(2), 139-147. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v11i2.2942

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)