INTER-RELAÇÃO ENTRE PERIODONTITE CRÔNICA E PARTO PREMATURO / BAIXO PESO AO NASCER – REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Sheyla Paloma de Lemos Vieira Graduanda do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
  • Marisa Lopes Lima Graduanda do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
  • Samia Jéssica da Silva Tavares Pós-Graduanda em Farmacologia Clínica pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.
  • Mariana Vasconcelos Guimarães Professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i1.1719

Palavras-chave:

Periodontite. Parto prematuro. Baixo peso ao nascer

Resumo

A periodontite é uma enfermidade de alta prevalência que acomete indivíduos em todo o mundo, sendo a principal causa de perdas dentárias em adultos. Esta doença é causada pela interação dos patógenos periodontais presentes no biofilme dental com o mecanismo de resposta do hospedeiro, culminando em perda dos tecidos de sustentação. Estudos reconhecem que condições sistêmicas podem influenciar diretamente na progressão da resposta inflamatória periodontal. Dentre estas, destaca-se a gestação, a qual é caracterizada por alterações hormonais nos níveis de estrógeno e progesterona que podem exacerbar a resposta do hospedeiro frente ao desafio microbiano. Por outro lado, a presença de patógenos periodontais e das altas concentrações de mediadores inflamatórios, sobretudo de prostaglandina (PG) E2, no fluido crevicular de gestantes, possivelmente pode ocasionar interferências gestacionais de alta relevância, como o parto prematuro (PP) e baixo peso ao nascer (BPN). Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a associação entre a periodontite, PP e BPN. Para tal, buscaram-se artigos científicos nos bancos de dados Scielo e Pubmed publicados nos últimos 12 anos. Foram selecionados 21 artigos de pesquisa científica pré-clínicas/clínicas, destes 17 corroboraram com tal associação, enquanto apenas 4 obtiveram resultados negativos em relação à esta combinação. Assim, pode-se observar que a presença da doença periodontal materna parece contribuir para o aumento significativo de nascimentos de bebês em PP ou com BPN, sugerindo, portanto, a possível inter-relação entre a doença periodontal e resultados adversos durante a gestação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

INTER-RELAÇÃO ENTRE PERIODONTITE CRÔNICA E PARTO PREMATURO / BAIXO PESO AO NASCER – REVISÃO DE LITERATURA. (2018). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 9(1), 74-84. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v9i1.1719

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)