FRENECTOMIA LINGUAL EM BEBÊ: RELATO DE CASO

Autores

  • Palloma Inácio Silva
  • Joana Estela Rezende Vilela
  • Rise C. Iuata Costa Rank
  • Marcos Sampaio Rank Prefeitura Municipal de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i3.1006

Palavras-chave:

Freio lingual, Cirurgia, Anormalidade, Criança, Odontopediatria

Resumo

INTRODUÇÃO: O freio lingual é composto por tecido conjuntivo rico em fi bras colágenas, elásticas e musculares, vasos sanguíneos e células gordurosas, coberto por epitélio pavimentoso estratifi cado, mas quando este se insere na parte anteroposterior do rebordo gengival ou no assoalho da boca e ponta da língua, esta anomalia é chamada de anquiloglossia. Este ponto de inserção é um fator determinante para a elasticidade e mobilidade da língua, que pode limitar as funções de sucção, mastigação, deglutição e até a produção dos sons. OBJETIVO: Descrever um relato de caso de frenectomia em bebê com 4 meses de idade com difi culdade de amamentação, atendida na Clínica Odontológica Universitária, diagnosticada com o “Teste da linguinha” no Projeto de extensão de Atendimento Odontológico Precoce. DESCRIÇÃO DO CASO: A criança apresentava freio lingual curto e espesso, optando-se pela realização da frenectomia lingual. CONCLUSÃO: A frenectomia reduziu a dor da mãe no aleitamento materno, melhorou a amamentação e a deglutição da criança, o que promoveu uma importante medida preventiva para evitar intercorrências futuras devido às disfunções da língua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Palloma Inácio Silva
    Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário UnirG, Tocantins, Brasil.
  • Joana Estela Rezende Vilela
    Especialista em Saúde Pública. Professora Adjunta na disciplina de Odontopediatria e Saúde Pública do Curso de Odontologia, Centro Universitário UnirG, Gurupi, TO, Brasil.
  • Rise C. Iuata Costa Rank
    Doutora em Odontopediatria. Professora Titular da disciplina de  Odontopediatria, Centro Universitário UnirG , Gurupi, TO, Brasil.
  • Marcos Sampaio Rank, Prefeitura Municipal de Gurupi
    Graduado em Odontologia, Cirurgião dentista do Programa de Atendimento Odontológico Precoce “Boquinha do bebê”, Município de Gurupi, TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Casos Clínicos

Como Citar

FRENECTOMIA LINGUAL EM BEBÊ: RELATO DE CASO. (2016). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 7(3). https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i3.1006

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)