AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E EQUILÍBRIO EM IDOSAS SEDENTÁRIAS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Mansueto Gomes Neto
  • Cristiano Sena da Conceição
  • Paulo Henrique Eufrásio de Oliveira
  • Luciano Prado Junior

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.97

Palavras-chave:

Envelhecimento, Sedentarismo, Equilíbrio Postural, Exercício.

Resumo

Introdução: Dentre as alterações fisiológicas no idoso, a perda da manutenção do equilíbrio merece maior atenção devido aos altos índices de quedas que são uma das principais causas de morbi-mortalidade nesta faixa etária. Portanto, objetiva-se com o presente estudo verificar se a pratica de atividade física interfere positivamente na condição de equilíbrio e QV em idosas. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo de caráter transversal, analítico com idosas com capacidade de deambular independentemente. As voluntárias foram divididas entre os grupos ativo (GA) e sedentário (GS) e submetidas à avaliação através dos questionários IASF, SF-36 e Berg, seguido da análise descritiva e inferencial através do test t de Student utilizando o software Statistical Package for Social Science (SPSS – versão 17.0). Resultados: A amostra foi composta por 45 idosas divididas em 20 para o GS e 25 para o GA. A média de idade entre os grupos foi de 72,08 ± 7,12 no GA e 68,95 ± 9,62 no GS, não apresentando diferença estatisticamente significativa. Houve diferença significativa para o IASF no qual o GA apresentou maior grau de instrução e maior condição financeira comparado ao GS, no questionário Berg o GA apresentou maior escore comparado ao GS, no questionário SF-36 houve maior escore no GA no domínio Capacidade funcional e GS para o domínio Estado geral de saúde. Conclusão: O estudo sugere que idosos praticantes de atividades físicas regulares, apresentam melhor equilíbrio e melhores capacidades funcionais comparados a idosos sedentários, que apresentaram melhor estado geral de saúde em divergência com a literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mansueto Gomes Neto
    Fisioterapeuta, mestre em Ciências da reabilitação pela UFMG e professor da União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas e Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia.
  • Cristiano Sena da Conceição

    Fisioterapeuta, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC e professor da União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas. Estácio-FIB e Universidade Federal da Bahia.


  • Paulo Henrique Eufrásio de Oliveira
    Coordenador do curso de Fisioterapia da União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas.

    Coordenador do curso de Fisioterapia da União Metropolitana de Educação e Cultura– Lauro de Freitas.

  • Luciano Prado Junior
    Acadêmico do curso de Fisioterapia pela União Metropolitana de Educação e Cultura – Lauro de Freitas.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E EQUILÍBRIO EM IDOSAS SEDENTÁRIAS E PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA. (2013). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 2(2). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.97

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)