BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Vania Fernanda Clemente Agner Universidade Federal de São Paulo
  • Agna Pereira Gonsalez Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v5i3.702

Palavras-chave:

Terapia assistida por cavalos, Idosos, Envelhecimento

Resumo

Introdução: A senescência é o conjunto de modificações biológicas, psicológicas e sociais que ocorrem no processo de envelhecimento normal de um idoso, desencadeando perda de força muscular e mobilidade, déficit de equilíbrio, redução da capacidade de marcha e pior estado de satisfação com a qualidade de vida. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza a totalidade do corpo, sobre o cavalo, que promove aumento da força muscular, relaxamento, ganho na consciência corporal, equilíbrio e coordenação motora. Objetivo: Descrever os benefícios da equoterapia para indivíduos idosos saudáveis, quanto às alterações estabelecidas no processo de senescência. Métodos: Realizou-se uma revisão de literatura. A busca foi executada nas bases de dados: Pubmed, Lilacs, IBECS, Medline, Biblioteca Cochrane e Scielo. Os termos que definiram Equoterapia foram: “equine assisted therapy”, “hippotherapy”, “therapeutic horse riding” e “equestrian therapy”. Esses termos procurados sempre foram associados com palavra “elderly”. Resultados: A pesquisa resultou em 123 artigos, mas apenas 5 foram selecionados para análise. Conclusão: Esse estudo verificou que a equoterapia promove melhora da força muscular de membros inferiores e equilíbrio e aprimora a marcha. Não existiram estudos suficientes para afirmar os benefícios da equoterapia quanto a mobilidade e qualidade de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vania Fernanda Clemente Agner, Universidade Federal de São Paulo
    Mestre em Ciências da Saúde, Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Abordagem Interdisciplinar em Saúde do Idoso - Universidade Federal de São Paulo.
  • Agna Pereira Gonsalez, Universidade Federal de São Paulo
    Psicóloga e Especialista em Geriatria - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

Downloads

Publicado

18.12.2015

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

BENEFÍCIOS DA EQUOTERAPIA EM IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA. (2015). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 5(3). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v5i3.702

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)