Efeitos da atividade física na histomorfometria muscular esquelética de modelo tumoral murino de caquexia

Autores

  • Tayrine Resende de Oliveira Graduada em Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • João Vitor Nunes Lopes Faculdade integradas Funorte
  • Iaggo Raphael David Docente, mestrando, Professor do Dep. de Educação Física da Universidade Paulista (UNIP) de Vitória da Conquista – Bahia.
  • Frederico Sander Mansur Machado Docente, doutor, Professor do Dep. de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Mariana Rocha Alves Estudante, mestre, Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Alfredo Mauricio Batista de Paula Docente, pós-doutor, Professor do Dep. de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Renato Sobral Monteiro Júnior Docente, doutor, pós-doutor, Professor do Dep. de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
  • Vinicius Dias Rodrigues Docente, doutor, Professor do Dep. de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3253

Palavras-chave:

Roedores. Câncer. Sarcopenia. Atividade locomotora.

Resumo

INTRODUÇÃO: A caquexia associada ao câncer (CAC) é uma síndrome paraneoplásica que ocorre com indivíduos com câncer que é caracterizada pela diminuição gradual de tecidos muscular esquelética e de tecido adiposo, promovendo um quadro de consumação física do indivíduo. A ocorrência de CAC determina de forma significativa a uma pior qualidade de vida e de sobrevida de indivíduos com câncer. A CAC não pode ser revertida pelo amparo nutricional convencional. Tratamentos não-farmacológicos empregados para a CAC tem reportado a realização de atividade física para possibilitar adaptações neurais e de hipertrofia muscular em indivíduos com a síndrome. OBJETIVO: Verificar os efeitos da atividade física em ambiente enriquecido na histomorfometria da musculatura esquelética de camundongos C57BL/6 submetidos ao modelo tumoral murino de caquexia associada ao câncer (CAC) MÉTODOS: Foram utilizados 38 camundongos C57BL/6 fêmeas, distribuídos aleatoriamente nos grupos de estudo. Todos os animais foram submetidos ao modelo tumoral murino singênico de Melanoma Cutâneo (MTMSMC) com a inoculação subcutânea de células B16F10. Os grupos de estudo são animais do experimento diagnostico CRC (n = 12), animais sedentários (n = 11) e animais submetidos à prática de atividade física em ambiente enriquecido (n = 15). O seguimento do estudo ocorreu por um período de dez dias. Após esse momento, todos os animais foram sacrificados e amostras de tecido muscular esquelético do gastrocnêmio foram submetidas às análises histomorfométricas. RESULTADOS: Os resultados da análise inferencial do peso absoluto e relativo muscular esquelético não diferiram entre os grupos do estudo. Todas as comparações das variáveis apresentaram tamanho do efeito pequeno. A análise histomorfométrica muscular revelou que a área da fibra muscular não diferiu entre os grupos do estudo. Contudo, essa área muscular, apresentou tamanho do efeito pequeno. CONCLUSÃO: Os resultados apresentados mostraram que a realização de atividade física no ambiente enriquecido não influenciou na área da fibra do músculo do gastrocnêmio de camundongos C57BL/6 submetidos ao MTMSMC, associada à CAC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

27.11.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeitos da atividade física na histomorfometria muscular esquelética de modelo tumoral murino de caquexia. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(4), 642-647. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3253

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)