Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo

Autores

  • Samara Martins de Oliveira Souza
  • Brena Costa de Oliveira
  • Cibelle Sousa e Silva
  • Letícia Graziela Lopes França Sousa
  • Valéria Monteiro Beserra da Silva
  • Stephanie Sarah Cordeiro de Paiva
  • Michelle Vicente Torres

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529

Palavras-chave:

Pilates. Imagem Corporal. Acadêmicos.

Resumo

INTRODUÇÃO: O método Pilates promove um equilíbrio entre o corpo e a mente, trabalhando o ser humano integralmente, exigindo de quem o pratica uma percepção também do que acontece no meio em que vive. OBJETIVOS: Avaliar a contribuição de um projeto de extensão abordando o método Pilates na aprendizagem sobre o conceito e percepção de corpo de acadêmicos de Fisioterapia de uma universidade pública. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa prospectiva, qualitativa, observacional e analítica, contendo uma amostra de oito acadêmicos de Fisioterapia de uma instituição pública da cidade de Teresina-Piauí, participantes do projeto de extensão com aplicação de práticas corporais baseadas no método Pilates. Os participantes foram entrevistados no período de maio de 2018, mediante entrevista semi-estruturada, composta por perguntas relativas ao conceito e percepção de corpo. RESULTADOS: Após serem analisadas as falas dos acadêmicos, surgiram duas categorias temáticas a serem discutidas: Pilates na percepção de corpo e as possibilidades do corpo. CONCLUSÃO: Atividades de extensão em Pilates contribuem positivamente para o conceito e percepção de corpo de acadêmicos do curso de Fisioterapia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

21.11.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo. (2019). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(4), 480-486. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)