Neuromodulação não invasiva em crianças com Bexiga Neurogênica: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2282

Palavras-chave:

Bexiga urinaria neurogênica. Crianças. Estimulação elétrica nervosa transcutânea.

Resumo

INTRODUÇÃO: O tratamento da Bexiga Neurogênica (BN) pode ser feito através do manejo farmacológico e/ou não farmacológico. Dentro do tratamento não farmacológico temos a neuromodulação não invasiva (NMNI) realizada com aplicação de eletrodos transcutâneos que sugere uma modulação nos componentes excitatórios e inibitórios do controle da bexiga. OBJETIVO: Reunir evidencias que avaliem o efeito da NMNI na BN de crianças com disfunções neurológicas. MÉTODOS: Trata-se de um artigo de revisão integrativa que foi elaborada seguindo sete etapas. A busca foi feita nas bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e ScienceDirect. A escolha dos artigos foi realizada inicialmente por dois avaliadores independentes, obedecendo os critérios de elegibilidade: realizar tratamento para BN utilizando estimulação elétrica não invasiva com objetivo de neuromodulação da via urinária; população amostral composta por crianças com alteração miccional em decorrência de alguma disfunção neurológica e possuir os textos disponíveis na íntegra nas plataformas online de busca, no período de Agosto a Novembro de 2018. Foram incluídos artigos que utilizaram NMNI como tratamento da BN em crianças. RESULTADOS: Foram encontrados 440 artigos e apenas 5 atenderam aos critérios de inclusão. Ao todo, participaram dos estudos 141 crianças com acometimentos neurológicos. Os principais elementos utilizados nas avaliações foram diário miccional, o estudo urodinâmico, a coleta da história clínica e o exame físico. Os parâmetros de estimulação e posicionamento de eletrodos foram variados. CONCLUSÃO: A NMNI apresentou bons resultados no tratamento de crianças com BN e, foi observado também, efeitos positivos no intestino neurogênico, porém, são necessários mais estudos que sugiram protocolos bem delineados para a reprodução na prática clínica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatielle Andrade Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Departamento de Fisioterapia
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Natália Maria Barbosa Bezerra, Instituto Santos Dumont/ Mestranda no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra

    Fisioterapeuta, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós-graduada em Fisioterapia Pélvica pela Faculdade Inspirar, Mestranda em Neuroengenharia pelo Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (ISD). Atualmente, trabalha como fisioterapeuta na Clinica de Urologia de Natal e em pesquisa clinica pelo ISD. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pélvica, no tratamento das disfunções miccionais e evacuatórias femininas, masculinas e pediátricas; Disfunções sexuais; pós-parto e Neuromodulação.

     
  • Gentil Gomes Fonseca Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Doutorando pelo Departamento de Fisioterapia

    Formado pela UFRN - Campus Natal, Doutorando pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - UFRN, na área de pediatria. Mestre em fisioterapia. Especialização em Saúde Materno-infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil do Hospital Universitário Ana Bezerra - UFRN. Experiência prática em saúde da mulher, saúde da criança, fisioterapia respiratória, em UTI neonatal e saúde coletiva.

     
  • Luana Cecilia Farache Lemos Leal, Instituto Santos Dumont/ Residente em Fisioterapia
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2018) e residente em fisioterapia pelo programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Instituto Santos Dumont)
  • Lilian Lira Lisboa, Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Departamento de Fisioterapia
    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), doutorado e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Departamento de Fisioterapia e Fisioterapeuta do Instituto Santos Dumont- Centro de Educação e Pesquisa em Saúde (CEPS) Anita Garibaldi. Experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: climatério, ginecologia e obstetrícia, proctologia e urologia na saúde da mulher e criança.

Publicado

15.05.2019

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Neuromodulação não invasiva em crianças com Bexiga Neurogênica: uma revisão integrativa. (2019). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(2), 273-283. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i2.2282

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)