AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA MÃO EM PESSOAS COM E SEM ARTROPATIA DE JACCOUD ASSOCIADA AO LÚPUS

Autores

  • Camille Rosa de Jesus Souza
  • Verena Loureiro Galvão

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1561

Palavras-chave:

Lúpus Erimatomatoso Sistêmico. Artropatia de Jaccoud. Força muscular. Goniometria. Deformidade em Mãos

Resumo

Introdução: O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune, crônica, de caráter difuso, que causa, dentre outros fatores, comprometimento articular A Artropatia de Jaccoud (AJ) é uma inflamação deformante e reversível, que ocorre nas articulações proximais, mais frequentemente observadas em membros superiores. A prevalência epidemiológica da AJ é de 5% para pacientes com LES. O mau alinhamento ou a perda de força podem limitar o movimento, gerar compensações e sobrecargas articulares. O diagnóstico funcional precoce pode auxiliar a reduzir a instalação das deformidades articulares. Objetivo: Comparar a amplitude de movimento e a força de preensão palmar em pessoas com e sem AJ associado LES. Métodos: Estudo transversal onde os pacientes foram alocados em dois grupos: com diagnóstico de LES e com diagnóstico de LES associado à AJ. Os instrumentos utilizados: dinamômetro, goniômetro de dedos e o goniômetro universal. Resultados: Participaram do estudo 67 mulheres com LES, das quais, 32 tinham AJ. As características sociodemográficas e clínicas dos grupos foram consideradas homogêneas para as variáveis analisadas. Foi observada uma diferença significativa entre os grupos, com exceção do grau de extensão da interfalangeana do primeiro quirodáctilo direito (p= 0,073), da interfalangeana distal do quarto quirodáctilo esquerdo (p= 0,083) e interfalangeana distal do primeiro quirodáctilo esquerdo (p= 0,435). Conclusão: As pessoas com AJ associada ao LES apresentaram amplitude articular superiores e força de preensão palmar menor em relação às pessoas apenas com LES. Estes resultados sugerem que ainda há necessidade de estudos complementares para observação da funcionalidade de mãos destas pessoas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Verena Loureiro Galvão
    Fisioterapeuta na Fisiovita Fisioterapia e Serviços de Reabilitação. Professora na Universidade Católica do Salvador e no Instituto Baiano de Ensino Superior. Mestre em Medicina e Saúde Humana.

Publicado

29.08.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DA MÃO EM PESSOAS COM E SEM ARTROPATIA DE JACCOUD ASSOCIADA AO LÚPUS. (2017). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 7(3), 427-434. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1561

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)