FORTALECIMENTO MUSCULAR EM PACIENTES COM HTLV-I E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL: UM ESTUDO PILOTO

Autores

  • Ismail Figueiredo Neto
  • Raphaella Pereira Mendonça
  • Clício Alves Nascimento
  • Selena Márcia Dubois Mendes
  • Kátia Nunes Sá

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v2i2.96

Palavras-chave:

Vírus Linfotrópico de Células T Humanas Tipo 1, Paraparesia Espástica Tropical, Força Muscular, Hemiplegia.

Resumo

Introdução: O vírus linfotrópico de células T Humano do tipo I (HTLV-I)é um retrovírus que pode ocasionar complicações importantes no desempenho funcional, podendo desenvolver a paraparesia espástica tropical/mielopatia (PET/MAH) associada ao HTLV-I, doença desmielinizante, crônica e progressiva que leva à alterações motoras importantes levando a quadros de independências e incapacidades. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de fortalecimento muscular em atividades terapêuticas no desempenho funcional de pacientes com PET/MAH.  Métodos: Estudo intervencional e analítico, utilizando a aplicação de um protocolo de tratamento com fortalecimento muscular voltados para atividades funcionais, e os participantes foram avaliados antes e depois do tratamento através da Medida de independência funcional (MIF), Time Up and Go (TUG), teste de marcha cronometrado (TMC) e Make test. Os exercícios foram realizados 3 vezes na semana durante 8 semanas consecutivas. Para análise dos resultados obtidos antes e depois do tratamento utilizou o Teste t Student pareado (p<0,05). Resultados: Foram selecionados 10 indivíduos com PET/MAH com média de idade de 45,4 anos, a maioria do sexo feminino (70%), com 30% dos pacientes utilizando dispositivo auxiliar para a marcha. Houve melhora significante de todas as medidas de avaliação, exceto para o make test realizado para a flexão do joelho direito. Conclusão: O fortalecimento muscular em atividades terapêuticas revelou uma melhora uma melhora no desempenho funcional dessa população após 8 semanas de tratamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ismail Figueiredo Neto

    Acadêmico do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Raphaella Pereira Mendonça

    Acadêmica do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Clício Alves Nascimento

    Fisioterapeuta Especialista em Fisiologia do Exercício e avaliação morfofuncional.

  • Selena Márcia Dubois Mendes

    Fisioterapeuta, mestre em Medicina e Saúde Humana, responsável Técnica da Clínica Avançada em Fisioterapia - CAFIS/ ADAB/EBMSP e membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético (EBMSP).

  • Kátia Nunes Sá
    Fisioterapeuta, doutora em Medicina e Saúde Humana, professora Adjunta e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético da EBMSP.

Downloads

Publicado

23.01.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Figueiredo Neto I, Pereira Mendonça R, Alves Nascimento C, Dubois Mendes SM, Nunes Sá K. FORTALECIMENTO MUSCULAR EM PACIENTES COM HTLV-I E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO FUNCIONAL: UM ESTUDO PILOTO. Rev Pesq Fisio [Internet]. 23º de janeiro de 2013 [citado 25º de abril de 2024];2(2). Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/96

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>