Aplicação simultânea de estimulação transcraniana por corrente contínua cerebelar anódica para reabilitação do equilíbrio na ataxia cerebelar: relato de caso

Autores

  • Mariana Sacchi Mendonça Divisão de Fisioterapia, Instituto Central, Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, BR. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - Cerqueira César, 05403-000
  • Juliana Barbosa Goulardins Divisão de Fisioterapia, Instituto Central, Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, BR. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - Cerqueira César, 05403-000. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, BR. Av. Dr. Ussiel Cirílo, Vila Jacuí, 08060-070.
  • Carolina de Oliveira Souza Ambulatorio de Distúrbios do Movimento, Departamento de Neurologia, Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, BR. ReMove. Rehabilitation in Movement Disorders Research Group.
  • Katia Monte- Silva Departamento de Fisioterapia, Laboratório de Neurociência Aplicada, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Av. Jorn. Aníbal Fernandes, 173, Cidade Universitária, 50740-560.
  • Clarice Tanaka Divisão de Fisioterapia, Instituto Central, Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, BR. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - Cerqueira César, 05403-000. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Hospital das Clinicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, BR. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - Cerqueira César, 05403-000. LIM-54.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3636

Palavras-chave:

Ataxias espinocerebelares. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua. Reabilitação. Relatos de caso.

Resumo

INTRODUÇÃO: As ataxias cerebelares são um extenso grupo de doenças, que causam diversos distúrbios na marcha e no equilíbrio que comprometem seriamente a qualidade de vida, sem opções de tratamento eficazes. A cinesioterapia é a base de programas multifacetados que incorporam mais de um enfoque, como o treinamento de coordenação e equilíbrio. Recentemente, a estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) sobre o cerebelo surgiu como uma intervenção para melhorar os distúrbios do equilíbrio. OBJETIVO: Descrever a aplicação simultânea de tDCS anódica cerebelar e cinesioterapia, em sessões múltiplas diárias para reabilitação da ataxia cerebelar. MATERIAIS E MÉTODOS: Este relato de caso incluiu um paciente do sexo masculino, de 34 anos, com história de ataxia espinocerebelar há 10 anos. Seus principais objetivos eram melhorar a marcha e o equilíbrio. Ele apresentava ataxia axial e apendicular, dificuldades na marcha e no equilíbrio. O protocolo de estimulação do cerebelo consistiu na aplicação de tDCS por 20 minutos, 2mA, diariamente, durante duas semanas, com ânodo posicionado sobre o ínion e cátodo sobre o músculo deltóide direito. A cinesioterapia simultânea incluiu exercícios funcionais progressivos com objetivo principal de treinamento de equilíbrio. RESULTADOS: A melhora clínica foi particularmente evidenciada por uma redução de 4 pontos na Escala para Avaliação e Graduação da Ataxia após 10 sessões, enquanto a literatura recomenda a eficácia de uma nova terapia que retardaria a progressão da ataxia em 1 ponto por ano. CONCLUSÃO: Nossos resultados sugerem que a associação entre tDCS e cinesioterapia foi eficaz neste paciente; as sessões de tDCS foram seguras e bem toleradas e podem ter desempenhado um papel na melhora nos testes funcionais. Novos estudos controlados envolvendo um número maior de pacientes são necessários para analisar os benefícios destas técnicas combinadas para maximizar a reabilitação motora nesta população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

11.05.2021

Edição

Seção

Relatos de Caso

Como Citar

Aplicação simultânea de estimulação transcraniana por corrente contínua cerebelar anódica para reabilitação do equilíbrio na ataxia cerebelar: relato de caso. (2021). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 11(2), 427-434. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v11i2.3636