Efeito da atividade física em ambiente enriquecido sobre o músculo esquelético de camundongos com caquexia associado ao melanoma cutâneo

Autores

  • Karen Layane Dos Santos Acadêmico de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Tayrine Resende De Oliveira Profissional de Educação Física do Ambulatório de Neurociências do Exercício (ANEX)
  • João Vitor Nunes Lopes Faculdade integradas Funorte
  • Alex Sander Freitas Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Magda Mendes Vieira Enfermeira, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Mariana Rocha Alves Professora da Faculdade Verde Norte (Favenorte)
  • Vinicius Dias Rodrigues Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3016

Palavras-chave:

Aptidão física. Tecido muscular esquelético. Roedores. Câncer. Neoplasia.

Resumo

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da atividade física em ambiente enriquecido sobre histomorfometria do músculo quadríceps femoral de camundongos C57BL/6 com caquexia associada ao modelo tumoral singênico de melanoma cutâneo. MÉTODOS: Foram utilizados camundongos fêmeas da linhagem C57BL/6 que foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: controle CRC (n=11), que não realizou nenhum tipo de intervenção, o segundo grupo foi o experimental (CRC-ATF) (n=15), que realizou atividade física organizada em ambiente enriquecido de 60 cm de comprimento, 30 cm de largura e 45 cm de altura. Ocorreu indução tumoral de células B16-F10 da linhagem de melanoma cutâneo em todos os animais desse estudo. Após dez dias da indução tumoral, todos os animais já apresentavam quadro de caquexia, assim o grupo experimental iniciou a atividade física em ambiente enriquecido com duração de 30 minutos com intervalos de 48 horas. Após 26 dias do início da intervenção, os animais sobreviventes foram eutanasiados e foi realizada a coleta do músculo quadríceps femoral para análise histomorfométrica. RESULTADOS: Analisando a intervenção realizada, percebemos que o grupo CRC-ATF apresentou a área da fibra muscular maior que o grupo CRC, mas esse resultado não mostrou diferença significativa (p?0,05) entre os grupos. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que é possível preservar a estrutura muscular, pois os melhores resultados foram encontrados com os animais que participaram da atividade física em ambiente enriquecido.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karen Layane Dos Santos, Acadêmico de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Realização de Experimentos no biotério.
  • Tayrine Resende De Oliveira, Profissional de Educação Física do Ambulatório de Neurociências do Exercício (ANEX)
    Delineamento estatístico.
  • João Vitor Nunes Lopes, Faculdade integradas Funorte

    Realização de Experimentos no biotério.

  • Alex Sander Freitas, Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Realização da histologias do tecido muscular
  • Magda Mendes Vieira, Enfermeira, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Realização da histologias do tecido muscular
  • Berenilde Valéria de Oliveira Sousa, Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Realização de Experimentos no biotério
  • Mariana Rocha Alves, Professora da Faculdade Verde Norte (Favenorte)

    Orientação e coordenação adjunta na produção do trabalho.

  • Vinicius Dias Rodrigues, Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
    Orientação e coordenação geral na produção do trabalho

Publicado

21.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efeito da atividade física em ambiente enriquecido sobre o músculo esquelético de camundongos com caquexia associado ao melanoma cutâneo. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(3), 436-441. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)