Os efeitos do Functional Fascial Taping (FFT) associado a fisioterapia convencional na funcionalidade do joelho: um estudo quase-experimental

Autores

  • Soraia Suellen Silva dos Santos Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Ana Paula Monteiro de Araújo Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Maria Clara Raiol da Silva Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Renata Amanajás de Melo Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Lucieny da Silva Pontes Departamento de Ciência do Movimento Humano, Curso de Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Belém, Pará, Brasil.
  • Ana Julia Cunha Brito Faculdade Estácio Nazaré. Belém, Pará, Brasil.
  • Biatriz Araújo Cardoso Dias Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ). Belém, Pará, Brasil.
  • George Alberto da Silva Dias UEPA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3002

Palavras-chave:

Fáscia. Joelho. Amplitude de Movimento Articular. Fisioterapia.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Functional Fascial Taping (FFT) é uma técnica de aplicação de bandagem rígida objetivando estimular o alinhamento estrutural das fibras de colágeno da fáscia muscular, desobstruindo a passagem dos fluidos assegurando assim sua função. OBJETIVO: Avaliar os efeitos do FFT associado a Fisioterapia convencional nas disfunções crônicas no joelho baseado nas variáveis intensidade da dor, amplitude de movimento, força e flexibilidade muscular. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo quase-experimental realizado com 10 pacientes de ambos os gêneros e sintomatologia de dor e limitação funcional, estando em tratamento fisioterapêutico. Todos os pacientes foram submetidos a avaliação cinético-funcional, incluindo dados de dor, amplitude de movimento, força e flexibilidade muscular. A aplicação do FFT foi padronizada, onde primeiro identificou-se os vetores, seguido da aplicação do tape hipoalergênico. Depois aplicou-se três tiras de bandagem rígida, então, recobriu-se com o tape hipoalergênico novamente. A aplicação da bandagem ocorreu três vezes por semana, totalizando 10 sessões. RESULTADOS: Houve redução nos níveis de dor de mediana 10,0 cm para 2,0 cm ao final das 10 sessões (Z=2,6; p=0,007). Aumentou a força muscular para extensão do joelho com mediana inicial de 4,0 para final de 4,0 (Z=2,0; p=0,04). A amplitude de movimento para flexão (Mediana: de 102,5° para 110,0°, Z=2,3, p=0,01) e flexibilidade muscular (Mediana: de 5,0 cm para 0,0 cm, Z=2,0, p=0,04) também melhorou significavamente. CONCLUSÃO: O FFT pode ser utilizado como coadjuvante no tratamento de desordens no joelho, tanto ortopédicas quanto reumáticas, auxiliando a manutenção de uma mecânica funcional equilibrada, o que favorece a redução no quadro álgico, aumento no arco de movimento e melhora na força e flexibilidade muscular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

06.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os efeitos do Functional Fascial Taping (FFT) associado a fisioterapia convencional na funcionalidade do joelho: um estudo quase-experimental. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(3), 410-416. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3002

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)