Avaliação dos sintomas osteomusculares em praticantes de handebol de uma faculdade

Autores

  • Ebson Silva Braga Faculdade Uninassau - Aliança
  • Francisco Valmor Macedo Cunha FACULDADE UNINASSAU - ALIANÇA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2427

Palavras-chave:

Atletas. Esporte. Sintomas. Handebol. Distúrbios músculo-esqueléticos.

Resumo

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos está crescendo a quantidade de jovens atletas (jogadores de handebol). O handebol é uma modalidade esportiva de arremesso. Nele ocorre gesto rápido e complexo, dividido em fases diferentes como: progressão, armação do braço, passada, aceleração e desaceleração do braço. Portanto, o handebol é um esporte de alta intensidade composto por acelerações repetitivas que exige grande esforço das articulações, principalmente do ombro, onde os movimentos e posicionamentos podem gerar alto risco de lesões ligamentares, tendinosas e capsulares. OBJETIVO: avaliar a presença de sintomas osteomusculares desenvolvidos em praticantes de handebol. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de estudo observacional no qual foi aplicado o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares em atletas de handebol da seleção de uma Faculdade Particular do Piauí a fim de avaliar as lesões mais prevalentes em jogadores de handebol. Foram incluídos os atletas com idade apartir de 18 anos, ativos e sem lesões no ato da pesquisa. Os dados foram analisados através de estatística descritiva com base nas frequências absolutas e relativas das queixas aprsentadas. RESULTADOS: As regiões com maior prevalência de queixas foram joelhos 10 (50%) seguido de 9 (45%) ombros. As regiões cujas lesões impossibilitaram a realização das atividades desportivas mais frequentemente foram 4 (20%) nas regiões ombros, quadris, joelhos, tornozelo por entorses ou torções. Havendo uma maior procura por atendimento especializado nos últimos meses de 5 (25%) em joelho e tornozelo. CONCLUSÃO: As regiões com maior frequência de acometimentos em praticantes de handball foram ombro, joelho e tornozelo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Valmor Macedo Cunha, FACULDADE UNINASSAU - ALIANÇA
    FISIOTERAPEUTA, MESTRE EM FARMACOLOGIA, DOUTOR EM BIOTECNOLOGIA. REALIZA PESQUISAS NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA  E FARMACOLOGIA DE PRODUTOS NATURAIS EM MODELOS EXPERIMENTAIS DE INFLAMACAO, DOR E DOENCAS CRONICO-DEGENERATIVAS. ATUALMENTE É COORDENADOR E PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE UNINASSAU- ALIANÇA E PROFESSOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE AESPI. MINISTRA DISILINAS DE ELETROTERMOFOTOTERAPIA, CINESIOTERAPIA, FISIOTERAPIA DO TRABALHO, CINESIOLOGIA E BIOMECANICA,  MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIACAO.

Publicado

27.08.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação dos sintomas osteomusculares em praticantes de handebol de uma faculdade. (2019). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 9(3), 339-346. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i3.2427

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)