Foco e Escopo

A Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF) é uma publicação online trimestral da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública reunindo produção original e inédita resultante de pesquisa científica em fisioterapia e áreas afins.

Artigos Originais

São considerados artigos originais aqueles que apresentam dados originais referentes a aspectos experimentais ou observacionais, inéditos, de pesquisa científica acerca de temas e assuntos da fisioterapia e áreas afins. Também são considerados originais revisões sistemáticas com perguntas de investigação específicas, estudos cientométricos e protocolos de estudo. Tamanho: 3000 palavras.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos de Caso

Relatos de experiências que descrevam situações reais onde procedimentos e técnicas foram desenvolvidos como estratégias de pesquisa e incluam todas as seções de um ensaio clínico. Como possuem pouca possibilidade de extrapolação dos resultados, só são considerados para a publicação estudos de casos raros, observações inusitadas e/ou inovações tecnológicas. De acordo com normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa, todos os estudos de caso precisarão incluir o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo(s) paciente(s), o número de autorização do Conselho de Ética em Pesquisa da instituição de origem da pesquisa e, quando aplicável, o termo de autorização para uso de imagem e voz para fins científicos também assinado pelo(s) paciente(s). Tamanho: 3000 palavras.

Revisões de Literatura

Estudos que realizam análise crítica e/ou síntese da literatura de tema relacionado à fisioterapia ou áreas afins. Revisões narrativas, realizadas por autores de notório saber, devem ter conteúdos relevantes e abrangentes, descrição dos métodos empregados na seleção e análise dos artigos descritos da forma clara, objetiva e replicável e devem apresentar considerações finais que apontem para o avanço da ciência ou para a aplicação clínica. Tamanho: 3000 palavras.

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo passará por pelo menos 2 (dois) avaliadores ad hoc (double blind review), mantendo-se o sigilo da autoria aos avaliadores. Os resultados podem ser: a) aprovação para publicação conforme original apresentado; b) aprovação mediante diligência para publicação após procedidas as alterações solicitadas; c) recusa. O resultado da avaliação é sempre comunicado ao autor, com transcrição dos comentários feitos pelos avaliadores. Caso o autor acate as alterações sugeridas pelos avaliadores, o texto alterado será reencaminhado aos mesmos avaliadores para novo parecer avaliadores para novo parecer e/ou para as editoras científicas para verificação final e parecer definitivo.

Atualizado 18/08/2017

Trimestral (Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro)

Política de Acesso Livre

A Revista Pesquisa em Fisioterapia não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza, sendo um veículo científico voltado para o avanço da ciência.

Ao submeter um artigo, o(a) autor(a) se reconhece como detentor(a) do direito autoral sobre ele e autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Política de Detecção de Plágio

Com o intuito de fazer cumprir as práticas mais éticas na publicação científica e prevenir infração de direitos autorais, os artigos recebidos são analisados através da ferramenta Similarity Check, alimentada pelo software iThenticate.

Similarity Check é uma iniciativa internacional envolvendo editores de diversos periódicos com o objetivo de detectar plágio e melhorar a qualidade da publicação científica mundial.

Os manuscritos analisados que apresentarem altas taxas de similaridade na redação dos segmentos introdução, discussão e resultados com conteúdo previamente publicado em veículos de comunicação científica que possuam ISSN e ISBN, sem as devidas citações e referências bibliográficas, serão rejeitados.

Política atualizada em 14 de setembro de 2016.

Índices e Catálogos

A RPF foi indexada e/ou catalogada nas seguintes bases de dados: