Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem em unidade de internação pediátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2212

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Trabalho. Pediatria. Satisfação no trabalho. Gestão hospitalar.

Resumo

OBJETIVO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho dos profissionais de Enfermagem da pediatria, considerando os domínios: físicos/saúde, psicológico, pessoal e profissional. MÉTODO: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa, com amostra por conveniência, desenvolvido no período de março a maio de 2018, utilizando duas categorias Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da pediatria em unidade de internação hospitalar, com coleta de dados mediante o instrumento Quality of Working Life Questionnaire, conforme a estratégia de snowball sampling (“Bola de Neve”). RESULTADOS: Foram encontrados oito profissionais de cada categoria, com faixa etária média entre 28-32 anos e renda salarial entre dois e três salários mínimos. Quanto a qualidade de vida no trabalho verificou-se o dominio profissional com escore médio de 42,38 classificando como insatisfatório, no dominio fisico/saúde, psicologico e qualidade de vida no trabalho total observou-se escore de neutralidade entre os profissionais avaliados, enquanto que o dominio pessoal obteve um escore satisfatorio. CONCLUSÃO: Os fatores como remuneração, carga horaria excessiva, jornada de trabalho, sono e suas necessidades fisiológicas afetadas interferem diretamente na qualidade de vida no trabalho desses profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseane Pereira Jesus Lima, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PUBLICA
    Graduada em Enfermagem e Pesquisadora do Grupo Gepis/Gestra.
  • Ariana Nunes Silva, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PUBLICA
    Graduada em Enfermagem e Pesquisadora do Grupo Gepis/Gestra.
  • Augusto César Costa Cardoso, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PUBLICA
    Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva / Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor da UNEB e professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Pesquisador do Grupo Gepis/Gestra.

Downloads

Publicado

19.08.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem em unidade de internação pediátrica. (2019). Revista Enfermagem Contemporânea, 8(2), 119-126. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2212

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2