ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE NA BAHIA

Autores

  • Ticiana Assemany Cruz ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Cleidiana Oliveira Safira Andrade ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Augusto Cesar Costa Cardoso ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.968

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Material biológico, Acidentes de trabalho

Resumo

Os objetivos da pesquisa são descrever o perfil das ocorrências de acidentes de trabalho com material biológico em servidores da saúde no Estado da Bahia, além de identificar o perfil dos profissionais acidentados e delinear o tipo de exposição nos acidentes com material biológico. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo, descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no banco de dados do SINAN. Os dados foram analisados no Excel (2007). No período de cinco anos (2011 a 2015) foi notificado um total de 10.863 casos de acidente de trabalho com material biológico, sendo o ano de 2014 os profissionais estavam com maior risco, pois representou a taxa de 16,6% (2.506). O perfil é predominantemente com nível técnico (73%), sexo feminino (78%), a faixa etária de 30 a 39 anos (36,3%). O material biológico com maior transmissão é o sangue (87%) e a sorologia positiva para HIV apresentam 57 casos. Conclui-se que o conhecimento de dados epidemiológicos na instituição pode contribuir na compreensão de cenários de riscos nos quais os trabalhadores estão expostos e nesse contexto intervir com políticas e programas que visam estratégias de prevenção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ticiana Assemany Cruz, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
    Enfermeira, especializanda em enfermagem do trabalho.
  • Cleidiana Oliveira Safira Andrade, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
    Enfermeira, especializanda em enfermagem do trabalho.
  • Augusto Cesar Costa Cardoso, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (1999), doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (2010) e pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia (2013). Teve estágio de pós-doutoramento na Universidade Nacional de Lanus - Argentina (Bolsa Sandwich, 2011) e de doutoramento na Universidade Rovira i Virgili - Tarragona - Espanha (Bolsa Sandwich, 2010) e na Universidade de Lanus (Bolsa Sandwich, 2009). Atualmente é professor da UNEB e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária em saúde, planejamento e políticas de saúde, epidemiologia e Informação em saúde. Desde 2015 participa como membro do Comitê de Ética e Pesquisa da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e do Comitê de Ética e Pesquisa da SESAB.

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ACIDENTE COM MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIDORES DA SAÚDE NA BAHIA. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.968

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)