DETERMINANTES DA SOBRECARGA E DESCONFORTO EMOCIONAL EM CUIDADORES DE IDOSOS

Autores

  • Luana Araújo dos Reis UFBA
  • Kleyton Trindade dos Santos UESB
  • Nadirlene Pereira Gomes UFBA
  • Luciana Araújo dos Reis Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.888

Palavras-chave:

Cuidado, Sobrecarga, Desconforto

Resumo

Objetivo: Este estudo tem por objetivo identificar os determinantes da sobrecarga e desconforto emocional em cuidadores de idosos com comprometimento da capacidade funcional. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo seccional realizado no município de Jequié/BA, com amostra de 40 cuidadores. O instrumento foi constituído de informações sociodemográficos, condições de saúde, Escala de Sobrecarga de Zarit e Self Reporting Questionnaire. Os dados foram analisados por meio de análise descritiva, testes do Mann Whitney e Kruskal-wallis, com p<0,05. Resultados: Verificou-se diferença estatística significativa entre o fator 1 com não ter recebido informações sobre a doença (p=0,029) e o nível de escolaridade referente a analfabeto (p=0,005); entre fator 2 com não ter recebido informações sobre a doença (p=0,038), com ser o cuidador principal (p=0,014) e estado civil separado, desquitado ou divorciado (p=0,011); e entre o fator 4 com não ter recebido informações sobre a doença (p=0,037) e estado civil separado, desquitado ou divorciado. Conclusão: Foi possível constatar que os cuidadores apresentavam com comprometimentos relacionados à saúde, predominando o desconforto emocional, que na maioria dos cuidadores apresentou pontuação acima da média.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Araújo dos Reis, UFBA
    Mestre em Enfermagem/UFBA, Docente de Faculdade São Salvador.
  • Kleyton Trindade dos Santos, UESB

    Mestre em Ciências da Saúde/UESB, Docente da Faculdade Independente do Nordeste. e-mail:

  • Nadirlene Pereira Gomes, UFBA
    Doutora em Enfermagem/UFBA,  Docente da Universidade Federal da Bahia.
  • Luciana Araújo dos Reis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Faculdade Independente do Nordeste
    Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciências da Saúde/UFRN, Estágio Pós-doutoral em Saúde Coletiva/UFBA/ISC. Docente Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Docente Titular da Faculdade Independente do Nordeste. E-mail: lucianauesb@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Reis LA dos, Santos KT dos, Gomes NP, Reis LA dos. DETERMINANTES DA SOBRECARGA E DESCONFORTO EMOCIONAL EM CUIDADORES DE IDOSOS. Rev Enf Contemp [Internet]. 26º de agosto de 2016 [citado 25º de abril de 2024];5(1). Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/888

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)