QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

  • Mariana Nascimento Freire UFBA
  • Emanuele Rosados Costa Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.871

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Cargas de Trabalho, Profissionais de Enfermagem

Resumo

A Qualidade de Vida (QV) corresponde ao nível perceptível dos indivíduos perante a sua posição na vida, incluindo as culturas, sistemas de valores nos quais vivenciam em relação aos objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Entretanto, estão presentes no exercício laboral dos profissionais de enfermagem situações que podem ocasionar o desequilíbrio físico, mental e social dos mesmos, contribuindo para o aparecimento de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O presente estudo tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida dos profissionais de enfermagem no ambiente de trabalho. Para tal, utilizou-se uma revisão sistemática da literatura em artigos disponíveis nas bases de dados do SciELO e Lilacs. Constata-se na literatura que existem riscos enfrentados pelos trabalhadores de enfermagem em seu labor, entre eles destacam-se os riscos químicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e os psíquicos. A análise dessa literatura permitiu concluir que os profissionais mais acometidos a estes processos potencializadores de desgastes são os técnicos de enfermagem, pois prestam os cuidados diretos aos pacientes, porém os enfermeiros também são susceptíveis á alteração da qualidade de vida no trabalho, pois são os que menos se afastam das atividades laborais e além de ser a única categoria que realiza o gerenciamento da assistência de enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Nascimento Freire, UFBA
    Graduada em Enfermagem pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Estagiária da 6ª Edição Estágio de Vivências do SUS (02/ 2014) promovido pela Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia(EESP) e Mediadora do Estágio de Vivências do SUS promovido pela Escola Estadual de Saúde pública da Bahia(EESP)(03/ 2015), Membro da Comissão Estadual de Saúde(EESP)(09/ 2014) e Bombeiro Civil pela Academia Águias da Vida (02/ 2015).
  • Emanuele Rosados Costa, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Enfermeira.

Downloads

Publicado

26.08.2016

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DE TRABALHO. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v5i1.871

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>