Educação clínica em enfermagem: desenvolvimento de uma casa simulada para a operacionalização de visita domiciliar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3818

Palavras-chave:

Ensino. Simulação. Aprendizagem. Atenção primária à saúde. Visita domiciliar.

Resumo

OBJETIVO: Relatar a construção de uma casa simulada para implementação de cenários de alta fidelidade na realização de visita domiciliar pelos acadêmicos de Enfermagem com vistas à atenção primária à saúde. MÉTODO: Relato de experiência de professores realizado no período de março de 2019 a novembro de 2020. RESULTADO: A casa simulada exigiu esforço na montagem de sua infraestrutura física, pois conta com acústica controlada, equipamentos para gravação, espelho semitransparente e mobiliário funcional. O cenário implementado trata de um atendimento de um paciente com deficiência auditiva e que apresenta hipertensão arterial. Foi utilizado, também, um aplicativo para telefone móvel que auxilia na linguagem de sinais pode ser considerada como algo funcional e proveitoso. CONCLUSÃO: O cenário estruturado apresentado mostra uma maneira elegante de trabalhar as visitas domiciliares com os estudantes, que poderão exaurir seus esforços em um ambiente controlado para dilatar suas habilidades e tornarem-se regentes de qualidade quando chegado o momento da atuação profissional.

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Publicado

18.08.2021

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Educação clínica em enfermagem: desenvolvimento de uma casa simulada para a operacionalização de visita domiciliar. (2021). Revista Enfermagem Contemporânea, 10(2), 366-377. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3818

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