Competências colaborativas à formação do estudante: análise segundo domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3663

Palavras-chave:

Relações interprofissionais. Comportamento cooperativo. Educação Superior. Educação Baseada em Competências. Desenvolvimento de pessoal.

Resumo

OBJETIVO: Analisar, segundo os domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel, as competências colaborativas desenvolvidas pelo programa PermanecerSUS à formação dos estudantes de saúde. MÉTODO: Estudo qualitativo, sob a perspectiva da etnografia institucional, realizado em instituições de saúde públicas com estudantes, trabalhadores e usuários do sistema público de saúde. Os dados foram coletados por meio da observação participante e entrevista semiestruturada, e analisados com a análise de conteúdo temática, em consonância aos domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel. RESULTADOS: Participaram do estudo 60 pessoas, predominantemente do sexo feminino, divididas igualmente entre as unidades. Constatou-se que os indivíduos com menor idade e inseridos o mais precocemente em projetos interprofissionais, desenvolvem competências colaborativas com mais facilidade do que os trabalhadores dos serviços de saúde já atuantes dos serviços. CONCLUSÃO: O PermanecerSUS favorece aos estudantes ética/valores para a prática profissional, trabalho em equipe e corresponsabilidade.  Entretanto, é preciso desenvolver entre os trabalhadores dos serviços de saúde a competência da comunicação interprofissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wilton Nascimento Figueredo, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Enfermeiro. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. Doutor em Enfermagem. Professor na Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia
    Psicóloga e Fisioterapeuta. Mestrado e Dourorado em Psicologia Social. Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Unversidade, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos.
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia
    Enfermeiro. Mestre e Doutor em Enfermagem, Professor no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia

Downloads

Publicado

23.04.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Competências colaborativas à formação do estudante: análise segundo domínios do Interprofessional Education Collaborative Expert Panel. (2021). Revista Enfermagem Contemporânea, 10(1), 119-126. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3663

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)