Percepções de mães adolescentes sobre aleitamento materno

Autores

  • Ruth Silva lima da Costa União Educacional do Norte - UNINORTE
  • Elissandra Tainá da Costa Rocha
  • Eliza Lima de Oliveira
  • Melissa Maria Lima Chaves

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3355

Palavras-chave:

Adolescente. Aleitamento materno. Desmame. Percepção.

Resumo

OBJETIVO: Evidenciar as percepções de mães adolescentes frente à prática do aleitamento materno. MÉTODO: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa realizado junto a 10 mães adolescentes acompanhadas em uma unidade de saúde do Acre. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e a análise pela técnica de análise do conteúdo de Bardin. RESULTADOS: Estruturado em três categorias: Conhecimento da mãe adolescente sobre o aleitamento materno; Realização de consultas de pré-natal e recebimento de orientações pelos profissionais de saúde sobre a importância de amamentar; e Dificuldades encontradas frente ao ato de amamentar. Para a maioria das adolescentes, o leite materno é muito importante, pois fornece ao bebê os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento saudável. A maioria não lembrava a quantidade de consultas de pré-natal realizadas e afirmou ter recebido poucas orientações do profissional de saúde frente à temática. As principais dificuldades encontradas no ato de amamentar foram, a pega incorreta, fissuras mamilares, dores durante a mamada e a rejeição do bebê ao peito. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As adolescentes demostraram possuir conhecimentos sobre a amamentação, porém acompanhamento insuficiente pelos profissionais de saúde, ficando evidente a necessidade de implementação de ações capazes de atender as necessidades desta população para evitar o desmame precoce.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Silva lima da Costa, União Educacional do Norte - UNINORTE
    Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Ciências da Saúde também pela UFAC. Atua como Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Acre ( SESACRE), no cargo de Gerente da Unidade Técnica de Saúde e como Docente nos cursos de Medicina e Enfermagem da União Educacional do Norte ? UNINORTE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, Atenção Integral á Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Saúde Coletiva. É revisora de periódicos científicos na área de saúde coletiva. Atualmente tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse em produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e cicatrização de feridas.

Downloads

Publicado

24.03.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepções de mães adolescentes sobre aleitamento materno. (2021). Revista Enfermagem Contemporânea, 10(1), 60-66. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i1.3355

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)