Processo de trabalho de supervisão de enfermagem em policlínicas: limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.3115

Palavras-chave:

Enfermagem. Supervisão de enfermagem. Centros de saúde. Administração de serviços de saúde. Organização e administração.

Resumo

OBJETIVO: Descrever os limites e as possibilidades do processo de trabalho de supervisão de enfermagem em policlínicas. MÉTODO: Estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa, realizado em cinco policlínicas de uma grande cidade do Estado da Bahia, Brasil. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com as cinco supervisoras de enfermagem e analisadas pela de técnica análise de conteúdo. RESULTADOS: As supervisoras de enfermagem relataram como principais limites para o seu trabalho a resistência da equipe em participar de eventos educativos, relação precária entre demandas de usuários, insuficiência no quantitativo da equipe de enfermagem, dificuldade na regulação de usuários, recursos humanos e financeiros ineficazes. Entre as possibilidades foram relatadas a comunicação, o relacionamento interpessoal e a boa articulação entre a gestão e coordenação. CONCLUSÃO: Os limites encontrados ratificam as dificuldades encontradas na gestão dos serviços de saúde, assim como atestam a complexidade e necessidade da supervisão de enfermagem em promover boas práticas para um cuidado qualificado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lidiana Almeida Sacramento, Pesquisadora independente
    Enfermeira. Pós-graduada em UTI e Emergência
  • Wilton Nascimento Figueredo, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Enfermeiro. Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade UFBA. Doutor em Enfermagem UFBA. Professor na Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maria Lúcia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Enfermeira. Mestra em Enfermagem UFBA. Doutora em Enfermagem USP. Professora na Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Tássia Teles Santana de Macêdo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem UFBA. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Elionara Teixeira Boa Sorte Fernandes, Universidade do Estado da Bahia, Campus XII
    Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem UFBA. Professora na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII

Publicado

22.10.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Processo de trabalho de supervisão de enfermagem em policlínicas: limites e possibilidades. (2020). Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 238-245. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.3115