A primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2914

Palavras-chave:

Enfermeiras e enfermeiros. Exercício profissional. Atenção Primária à Saúde. Mercado de trabalho. Desempenho profissional.

Resumo

OBJETIVO: Descrever a primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica. MÉTODO: Estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no período de agosto a setembro de 2019 por meio de uma entrevista semisestruturada aplicada a nove enfermeiros atuantes em Unidades de Saúde da Família de Monte Azul, Minas Gerais. RESULTADOS: A primeira experiência profissional na Atenção Básica é um desafio e oportunidade para afirmação da identidade profissional. Gera ansiedade, medo e insegurança. As dificuldades têm relação com a pouca familiaridade dos profissionais com os atributos da Atenção Básica, ao gerenciamento e ao cuidado assistencial. CONCLUSÃO: Apesar de ser um desafio a primeira experiência profissional na Atenção Básica pode oportunizar ao Enfermeiro o desenvolvimento e aprimoramento de competências e habilidades fundamentais para o crescimento profissional, mesmo quando o profissional já tem outra experiência profissional que não neste campo de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (FAVENORTE).
  • Carolina Cardoso dos Anjos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Graduanda em Enfermagem, Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.
  • Leandro Pereira da Silva, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Graduando em Enfermagem, Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.
  • Lyliane Martins Campos, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Especialista em Saúde da Família e Docência na Saúde, Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.
  • Maiza Barbosa Caldeira, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
    Especialista em Enfermagem do Trabalho e Docência na Saúde, Docente na Faculdade Verde Norte – Favenorte, Mato Verde, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

22.10.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A primeira experiência profissional do enfermeiro na Atenção Básica. (2020). Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 218-224. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2914

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)