A relação entre saberes e práticas espirituais e o processo saúde-doença: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2858

Palavras-chave:

Espiritualidade. Cura pela fé. Processo saúde-doença.

Resumo

OBJETIVO: identificar como os saberes e as práticas espirituais se relacionam com o processo saúde-doença dos sujeitos. MÉTODOS E MATERIAIS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, desenvolvida nas bases de dados SCIELO, LILACS, BDENF, CINAHL e MEDLINE, com os descritores “espiritualidade”, “Cura pela fé” e “Processo saúde-doença”, associados com o operador booleano “and”. Como critérios de inclusão adotaram-se: pesquisas originais, nos idiomas inglês, português e espanhol, entre os anos de 2008 e 2018, disponíveis na íntegra de forma gratuita. RESULTADOS: Identificaram-se 16 trabalhos científicos nas bases de dados. A análise dos achados originou três categorias temáticas: A influência da religiosidade em situações específicas de adoecimento; Os profissionais de saúde e a espiritualidade; Saberes e práticas espirituais e a sua relação com o processo saúde-doença. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se que a espiritualidade é visualizada como uma importante forma de enfrentamento pessoal para as pessoas que passam por processos de adoecimento crônicos, além de servir como meio para o apoio social desses indivíduos. As principais práticas de cura relatadas na literatura foram os banhos, as rezas e benzimentos e as oferendas. Os profissionais enxergam essa temática como algo necessário no processo de cuidar, muito embora não acreditem terem passado por um processo de formação que levasse essas questões em consideração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Jaime Rodrigues de Lima Filho, Fundação Oswaldo Cruz - Pernambuco Secretaria de Saúde do Município do Paulista -PE

    Enfermeiro, formado pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Saúde da Família pela UCAM-Prominas. Mestrando em Saúde da Família pelo PROFSAÚDE-FIOCRUZ/PE. Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família do Município do Paulista.

  • Nalva Kelly Gomes de Lima, Universidade Estadual da Paraíba Universidade de Pernambuco

    Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em cardiologia pela residência Uniprofissional em Cardiologia da Universidade de Pernambuco. Mestrando em Enfermegem pela Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba. 

  • Natália Rodrigues Vieira, Universidade Regional do Cariri.
    Enfermeira, graduada pela Universidade Regional do Cariri. Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri. Residente em Saúde Coletiva pela Universidade Regional do Cariri.

Downloads

Publicado

26.10.2020

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

A relação entre saberes e práticas espirituais e o processo saúde-doença: revisão integrativa. (2020). Revista Enfermagem Contemporânea, 9(2), 255-264. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2858

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>