Conhecimento de enfermeiras sobre a ocorrência de incidentes com pessoas idosas hospitalizadas

Autores

  • Ludmila Anjos de Jesus Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde do Idoso. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Obras Sociais Irmã Dulce.
  • Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiros Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Mary Gomes Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2494

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Idoso. Enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: analisar o conhecimento de enfermeiras sobre a ocorrência de incidentes durante a assistência de enfermagem ao idoso hospitalizado. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo quantitativo-descritivo, realizado com enfermeiras assistenciais em unidades de internação de um centro geriátrico em Salvador-BA. RESULTADOS: Os incidentes mais citados pelas enfermeiras foram lesão por pressão (26,15%) e quedas (16,92%). Entre os principais fatores relacionados aos incidentes citados pelas profissionais destacaram-se as condições clínicas dos pacientes, contudo também foram apontados fatores institucionais e humanos. Sobre as medidas que devem ser adotadas após incidentes, 48% evidenciou que devem ser realizadas medidas educativas com a equipe e 32% correção dos fatores relacionados. CONCLUSÃO: Constatou-se que as enfermeiras têm conhecimento sobre a ocorrência de incidentes com idosos na prática hospitalar. É fundamental sensibilizar os profissionais quanto à importância da capacitação teórico-prática. Compreender a segurança do paciente é imprescindível para o desenvolvimento de estratégias voltadas para minimizar os incidentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

17.10.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Jesus LA de, Medeiros MOSF de, Silva MG. Conhecimento de enfermeiras sobre a ocorrência de incidentes com pessoas idosas hospitalizadas. Rev Enf Contemp [Internet]. 17º de outubro de 2019 [citado 25º de abril de 2024];8(2):143-5. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/2494

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)