COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO TRATAMENTO DIALÍTICO: CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO E EDUCAÇÃO AO PACIENTE

Autores

  • Heloisa Helena Lemos Horta Universidade de Franca
  • Mara Lisa Lopes Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1457

Palavras-chave:

Doença renal crônica, Hemodiálise, Educação em saúde

Resumo

A doença renal crônica (DRC) é a incapacidade dos rins eliminarem substâncias tóxicas e manter o equilíbrio hidroeletrolítico. O paciente com DRC vive grandes dificuldades durante o tratamento dialítico, especificamente a hemodiálise. Durante o período de tratamento ele enfrenta uma avalanche de mudanças em sua vida, psicológica, física, familiar e social. O objetivo deste estudo visa conhecer as complicações sofridas pelo paciente renal crônico submetido à terapia dialítica e as intervenções do enfermeiro no cuidado e educação desse cliente. O método utilizado trata-se de um estudo em língua portuguesa, de caráter exploratório, com pesquisa na base de dados Scielo, em livros na área de nefrologia, bem como pesquisa eletrônica na internet. A literatura aponta que os pacientes com DRC encontram dificuldades no tratamento dialítico como falta de conhecimento da doença e seus sintomas, desconhecimento do tratamento, vindo a ter reflexo no ambiente familiar, psicológico e social. Tais dificuldades podem mudar com a intervenção do enfermeiro por ser o profissional mais próximo e constante desse paciente, através de medidas educativas ao paciente e familiar.

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Biografia do Autor

  • Heloisa Helena Lemos Horta, Universidade de Franca
    Enfermeira. Mestre em Promoção da Saúde. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Franca.
  • Mara Lisa Lopes, Universidade de Franca
    Enfermeira. Graduada pela Universidade de Franca.

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Publicado

30.10.2017

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

COMPLICAÇÕES DECORRENTES DO TRATAMENTO DIALÍTICO: CONTRIBUIÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO E EDUCAÇÃO AO PACIENTE. (2017). Revista Enfermagem Contemporânea, 6(2), 221-227. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1457

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