Conhecimento de enfermeiras sobre a ocorrência de incidentes com pessoas idosas hospitalizadas

Autores

  • Ludmila Anjos de Jesus Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde do Idoso. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Obras Sociais Irmã Dulce.
  • Maria Olívia Sobral Fraga de Medeiros Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
  • Mary Gomes Silva Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2494

Palavras-chave:

Segurança do paciente. Idoso. Enfermagem.

Resumo

OBJETIVO: analisar o conhecimento de enfermeiras sobre a ocorrência de incidentes durante a assistência de enfermagem ao idoso hospitalizado. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo quantitativo-descritivo, realizado com enfermeiras assistenciais em unidades de internação de um centro geriátrico em Salvador-BA. RESULTADOS: Os incidentes mais citados pelas enfermeiras foram lesão por pressão (26,15%) e quedas (16,92%). Entre os principais fatores relacionados aos incidentes citados pelas profissionais destacaram-se as condições clínicas dos pacientes, contudo também foram apontados fatores institucionais e humanos. Sobre as medidas que devem ser adotadas após incidentes, 48% evidenciou que devem ser realizadas medidas educativas com a equipe e 32% correção dos fatores relacionados. CONCLUSÃO: Constatou-se que as enfermeiras têm conhecimento sobre a ocorrência de incidentes com idosos na prática hospitalar. É fundamental sensibilizar os profissionais quanto à importância da capacitação teórico-prática. Compreender a segurança do paciente é imprescindível para o desenvolvimento de estratégias voltadas para minimizar os incidentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

17.10.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Conhecimento de enfermeiras sobre a ocorrência de incidentes com pessoas idosas hospitalizadas. (2019). Revista Enfermagem Contemporânea, 8(2), 143-153. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2494

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)