Contexto psicossocial de mulheres mastectomizadas

Autores

  • Ruth Silva lima da Costa Centro Universitário Uninorte
  • Elizângela Pessoa Pereira Centro Universitário Uninorte
  • Emily Assis Tavares Centro Universitário Uninorte
  • Gleicy Janáira da Costa Queiroz Centro Universitário Uninorte
  • Juliana Quinteiro Centro Universitário Uninorte
  • Mirtes da Silva Andrade Ribeiro Centro Universitário Uninorte

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2370

Palavras-chave:

Câncer de mama. Mastectomia. Psicossocial.

Resumo

OBJETIVO: Conhecer os aspectos psicossociais de mulheres mastectomizadas. MÉTODO: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, realizado com 12 mulheres mastectomizadas e acompanhadas em uma unidade de assistência de alta complexidade de tratamento de câncer do Acre. RESULTADOS: Os resultados apontam que a maioria das mulheres eram casadas 5 (42%), com idade entre 50 a 55 anos 7 (58%), com nível médio completo 4 (33%) e renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos 8 (67%). Os achados foram agrupados em quatro categorias: O enfrentamento da mastectomia, as dificuldades enfrentadas pela mulher após a cirurgia, a interferência da mastectomia nos seus relacionamentos e a relação da mesma com a sua autoimagem e autoestima. Conforme os relatos, para algumas mulheres a vivência frente a mastectomia foi tranquila, no entanto para outras foi um processo que gerou sentimentos de tristeza e medo do novo. Houve repercussões negativas, relacionamentos familiares afetados, incapacidade no funcionamento social e alteração na imagem corporal. Para elas, o apoio familiar foi fundamental para o enfrentamento da nova realidade. CONCLUSÃO: Realizar o procedimento afeta a vida emocional das mulheres, sendo assim, torna-se indispensável que elas recebam um adequado suporte psicológico principalmente por parte da família e dos profissionais de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruth Silva lima da Costa, Centro Universitário Uninorte
    Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestre em Ciências da Saúde também pela UFAC. Atua como Enfermeira na Secretaria de Estado de Saúde do Acre ( SESACRE), no cargo de Gerente da Unidade Técnica de Saúde e como Docente nos cursos de Medicina e Enfermagem da União Educacional do Norte ? UNINORTE. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde, Atenção Integral á Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Saúde Coletiva. É revisora de periódicos científicos na área de saúde coletiva. Atualmente tem se dedicado a pesquisa com potencial interesse em produtos derivados de plantas amazônicas com efeito curativo ou preventivo em doenças metabólicas e cicatrização de feridas.
  • Elizângela Pessoa Pereira, Centro Universitário Uninorte
    Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Uninorte
  • Emily Assis Tavares, Centro Universitário Uninorte
    Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Uninorte
  • Gleicy Janáira da Costa Queiroz, Centro Universitário Uninorte
    Enfermeira Graduada pelo Centro Universitário Uninorte
  • Juliana Quinteiro, Centro Universitário Uninorte

    GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO: - Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá- 1988; - Pós-Graduação concluída em: Enfermagem Médico Cirúrgica; Auditoria em Serviços de Saúde; e Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: - 1988 a 1989 como enfermeira na Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia de Assis/SP; - 1989 a 1990 como enfermeira nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Assis/SP; - 1990 a 1991, como Gerente de Enfermagem da Associação Hospital Beneficente de Maracaí/SP; - 1991 a 1992 como Gerente de Enfermagem da Fundação Hospital Estadual do Acre; - 1992 a 2011 como Gerente do Bloco Operatório da Fundação Hospital Estadual do Acre; - 2011 a 2014 como enfermeira da Central de Material Esterilizado da Fundação Hospital Estadual do Acre; - 2015 até a presente data como Superintende da Fundação Hospital Estadual do Acre, nomeada pelo Decreto Governamental nº 072, de 12 de janeiro de 2015. - Docente do Curso de Graduação de Enfermagem da União Educacional do Norte desde 2010

     
  • Mirtes da Silva Andrade Ribeiro, Centro Universitário Uninorte

     

    Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Acre,Especialista na área de Urgência e Emergência pela Universidade Federal de Santa Catarina e MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM SAÚDE GESTÃO DO TRABALHO pela Universidade do Vale do Itajaí . Atualmente é docente da Faculdade Barão do Rio Branco, parecerista do CORINE - SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO e Coordenadora de Ensino,Pesquisa,Ciência e Tecnologia - SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO ACRE. 

Downloads

Publicado

01.10.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Contexto psicossocial de mulheres mastectomizadas. (2019). Revista Enfermagem Contemporânea, 8(2), 127-134. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2370

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)