Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem em unidade de internação pediátrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v8i2.2212

Palavras-chave:

Qualidade de Vida. Trabalho. Pediatria. Satisfação no trabalho. Gestão hospitalar.

Resumo

OBJETIVO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho dos profissionais de Enfermagem da pediatria, considerando os domínios: físicos/saúde, psicológico, pessoal e profissional. MÉTODO: Estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa, com amostra por conveniência, desenvolvido no período de março a maio de 2018, utilizando duas categorias Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da pediatria em unidade de internação hospitalar, com coleta de dados mediante o instrumento Quality of Working Life Questionnaire, conforme a estratégia de snowball sampling (“Bola de Neve”). RESULTADOS: Foram encontrados oito profissionais de cada categoria, com faixa etária média entre 28-32 anos e renda salarial entre dois e três salários mínimos. Quanto a qualidade de vida no trabalho verificou-se o dominio profissional com escore médio de 42,38 classificando como insatisfatório, no dominio fisico/saúde, psicologico e qualidade de vida no trabalho total observou-se escore de neutralidade entre os profissionais avaliados, enquanto que o dominio pessoal obteve um escore satisfatorio. CONCLUSÃO: Os fatores como remuneração, carga horaria excessiva, jornada de trabalho, sono e suas necessidades fisiológicas afetadas interferem diretamente na qualidade de vida no trabalho desses profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roseane Pereira Jesus Lima, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PUBLICA
    Graduada em Enfermagem e Pesquisadora do Grupo Gepis/Gestra.
  • Ariana Nunes Silva, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PUBLICA
    Graduada em Enfermagem e Pesquisadora do Grupo Gepis/Gestra.
  • Augusto César Costa Cardoso, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PUBLICA
    Pós-doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva / Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor da UNEB e professor adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Pesquisador do Grupo Gepis/Gestra.

Downloads

Publicado

19.08.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Pereira Jesus Lima R, Nunes Silva A, Costa Cardoso AC. Qualidade de vida no trabalho dos profissionais de enfermagem em unidade de internação pediátrica. Rev Enf Contemp [Internet]. 19º de agosto de 2019 [citado 24º de abril de 2024];8(2):119-26. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/2212

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>